PRIMEIROS PASSOS
Assim como acontece com o contorno do rosto e com a maquiagem para os olhos, os lábios também podem se beneficiar da mistura de cores e texturas. Esta técnica, que foi febre décadas atrás, está voltando com força para a boca de famosas como Jennifer Lopez.
A makeup artist Sonia Kashuk indicou, ao site "Refinery69", escolher primeiro os batons que você gostaria de usar e colocá-los numa paleta vazia antes de começar o processo. Já o maquiador Nick Barose, que trabalha com famosas como Lupita Nyong'o e Amy Adams, opta por uma técnica mais simples: misturar as cores na parte de trás das mãos ou aplicar finas camadas diretamente na boca.
Os dois recomandam, contudo, usar o produto mais fosco primeiro e o mais brilhante por último.
VERMELHO
Cores vibrantes e escuras são melhores para serem misturadas, diz Barose. Sua sugestão é aplicar um tom de ameixa escuro por cima do vermelho. Kashuk também gosta da mistura, mas prefere apostar na fúcsia.
Outra opção é usar o vermelho por baixo do nude para amenizar o efeito de palidez da maquiagem.
NUDE
Conforme dito acima, o nude é um ótimo neutralizador de batons vibrantes e escuros. "Se você quer clarear um tom ou amenizar uma cor muito forte, misture com o nude", sugere Kashuk.
Barose gosta de usar o laranja por baixo de um gloss da cor pêssego.
TONS CHAMATIVOS
Se você tem um batom que considera excessivamente vibrante, como violeta ou pink neon, mas sempre teve vergonha de usar, chegou a hora de tirá-los do armário. Barose aconselha a usá-los para fazer apenas o contorno dos lábios, enquanto no meio, você aposta numa cor mais suave.
Aplicar tons claros com escuros é uma forma sutil de usar os batons vibrantes a seu favor. Eles destacam o formato natural de seus lábios e dão a impressão de que são maiores.