Qualquer pessoa que já usou aplicativos de encontros para sair com alguém, já deve ter reparado que nem sempre as características descritas nos perfis combinam com a pessoa que se encontra pessoalmente. Por isso a estudante de publicidade Nathalie Lepaffe, de 24 anos, resolveu criar o Honest Profile (perfil sincero), projeto no qual reescreve, de forma honesta, como o título sugere, as páginas pessoais de alguns caras com quem já saiu.
“Eu já passei muito tempo no Tinder e eu nem gosto, na verdade. Eu podia ter desistido, mas não sou de desistir. Quero fazer algo de bom para o mundo. Então decidi encontrar alguns caras e reescrever os perfis depois do primeiro encontro”, escreve ela na descrição do Tumblr.
Além de tentar “fazer algo de bom”, Nathalie, que é belga e faz estágio em uma agência de publicidade de Nova York, contou ao Daily Mail que o projeto também foi feito como parte de um trabalho para uma de suas disciplinas no curso. “É louco, mas é genial”, ela disse ter ouvido do professor. Segundo ela, embora os amigos e familiares soubessem do Honest Profile, só nesta semana resolveu tornar o projeto público.
“Eu descobri que escrever os perfis sinceros após os encontros foi um bom jeito de perceber o que não gostei nos paqueras e o que provavelmente se tornaria um problema no futuro”, afirma. “Acho que se um dia quiser ver de novo algum dos caras de quem reescrevi o perfil vai ser um ótimo sinal. Mas isso ainda não aconteceu.”
Para um deles, que se descreve como “alto, moreno e legal”, Nathalie reescreveu “Legal, legal e legal (e alto)." E completou: "Tudo o que sai da minha boca parece um pedido de desculpas. Você pode se assustar por me fazer chorar só poder pedir para passar o sal”.
Para manter as identidades preservadas, a estudante cobre todos os nomes e olhos das fotos originais. Outro homem com quem saiu, que ganhou o apelido de “O burro”, recebeu uma descrição ainda mais pejorativa. “Não tão interessante, mas moro numa boa cobertura. Amo viajar no primeiro encontro, principalmente para o bar ao lado da minha casa. Sou esportista, especialista em golfe. Em natação também, então você terá que usar muito seu corpo. A propósito, não se esqueça de olhar para o meu, sim esse dividido por esse cinto caro. Como o do Homem de Ferro [sic]”, escreveu a jovem.
Outro rapaz, que aparece na foto de perfil sem camisa, é descrito por Nathalie como “muito bizarro” para um segundo encontro. Enquanto o perfil original traz a sugestiva frase “Hmmm, onde vamos depois?”, a versão da estudante foi um tanto quanto decepcionante.
“Viciado em coisas estranhas. Você vai precisar do Google para entender sobre o que estou falando (busque sexo com caixa eletrônico). Este abdominal provavelmente não é meu, mas você nunca vai saber porque vai decidir antes de me encontrar que sou muito bizarro.”
A estudante diz que ainda não sabe se algum dos ex-ficantes já viu seus perfis reescritos, mas acredita que, exceto pelo “burro” e o “bizarro”, os demais levarão na brincadeira. A futura publicitária também diz que começou a incentivar outros usuários do aplicativo a mandarem seus próprios “perfis sinceros”. “É complicado sair com muitas pessoas toda semana”, diz.