Um grupo de nove imigrantes ilegais interromperam, inadvertidamente, um ensaio fotográfico de uma modelo ao descerem de uma embarcação e correrem para a praia em Miami, nos Estados Unidos. A cena foi filmada e publicada pela modelo Ekaterina Juskowski, que gravava um vídeo no local.
Na gravação, em que a modelo aparece inicialmente em primeiro plano, é possível ver um pequeno barco se aproximar da praia, quando algumas pessoas saltam na água e correm em direção à praia. O vídeo, segundo o jornal “New Times Broward-Palm Beach" foi feito por volta das 6 horas da manhã do último dia 10 de julho.
Ao jornal, Ekaterina contou que ela e a amiga haviam observado a aproximação da embarcação da praia, mas achavam que era um barco de mergulhadores e não deram muita atenção. Após perceberem que havia imigrante ilegais a bordo, elas ligaram novamente a câmera e flagraram a fuga pela praia. Assista ao vídeo abaixo.
A modelo, que migrou da Rússia para os Estados Unidos aos 18 anos, disse que o incidente fez sua história pessoal de luta para vencer no nova país parecer insignificante. “Por mais controverso que o problema da imigração ilegal possa ser para todos nós, é importante lembrar que essas pessoas vem para cá em busca de uma vida melhor e pagam um preço muito alto por sua coragem, esforço e solidão”, disse ela ao New Times.
Um porta-voz da polícia responsável pelo patrulhamento da costa norte-americana, Frank Miller, disse que o vídeo postado pela modelo é um testemunho da ação de organizações criminosas transnacionais, que transportam “criminosos e traficantes” de outros países direto na praia. “Temos observado desde 2014 um crescimento no tráfico via costa em toda a Flórida”, disse.