Num país muçulmano conservador onde mulheres não podem usar trajes de banho e são criticadas até mesmo por nadar em público, a jovem Nasima Akter, de 18 anos, passou de pioneira a uma sobrevivente ao se tornar a primeira surfista de Bangladesh.
Expulsa da casa dos pais aos 7 anos, após se recusar a se prostituir para ajudar a aumentar a renda da família, a menina encontrou abrigo numa comunidade de surfistas em Cox’s Bazar, conhecida por ser a maior faixa ininterrupta de areia do mundo. No local, aprendeu a surfar e chegou a bater surfitas mais experientes em competições locais.
A trajetória de Nasima chamou a atenção do documentarista californiano Heather Kessinger, que resolveu narrá-la em “The Most Fearless” (A mais destemida), filme que está percorrendo o circuito de festivais. Assista, abaixo, ao trailer oficial (em inglês).
À Marie Claire americana, Kessinger contou que o filme aborda a história de Nasima em três etapas, de sobrevivente –chamada de prostituta por locais apenas por cair na água-, a pioneira e até um modelo para outras jovens bengalesas.
“Nasima quer ser uma boa esposa muçulmana e respeitada por sua comunidade, mas ela não está nem um pouco disposta a abrir mão do seu sonho de ser surfista profissional por isso”, disse. “Ao contar a própria história, ela está quebrando barreiras para que outras garotas façam o mesmo”, completa o diretor.