Uma biblioteca chamada Becei na região de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, recebeu a ajuda do elenco da novela das 19h da Globo para não fechar as portas após perder o apoio financeiro que recebia de uma empresa belga.
A iniciativa de ajudar a instituição numa das maiores favelas da capital paulista surgiu do ator Marcio Rosario, que vive o truculento Bazunga em "I Love Paraisópolis". Ele descobriu que a biblioteca precisava de ajuda ao ler sobre o assunto num blog sobre a periferia de São Paulo chamado "Mural" e resolveu agir.
"Eu mandei um email para o Tide, [Alcides Nogueira, autor da novela] falando da vaquinha; ele se adiantou e fez uma doação. Em seguida, passou um email para toda a equipe e elenco e todo mundo começou a entrar na ajuda", contou à Marie Claire.
Rosario, que morou muito tempo nos Estados Unidos, disse estar acostumado a este tipo de ajuda online. "Vale tudo por uma boa causa para ajudar na educação, né?"
Maria Casadevall, Fabiula Nascimento, Cristina Lago, Angela Vieira, Dalton Vigh são alguns dos outros famosos que aparecem numa lista de doadores do site de financiamento coletivo Kickante, onde estão sendo feitas as doações pela internet. "Juntos somos uma multidão", escreveu Nogueira no site.
BIBLIOTECA
O espaço com mais de 12 mil títulos vai completar 20 anos de existência em setembro deste ano, mas em crise. O fundador da Becei, Alexandre Cabral, 34, passou a realizar brechós numa tentativa de salvar a biblioteca, visitada por quase um milhão de pessoas em duas décadas.
Segundo está descrito no site de financiamento coletivo, o local foi aberto com apenas 15 livros, mas atualmente está perto de fechar as porta. A internet e o telefone foram cortados, e um dos computadores está à venda.
Até a noite de sexta-feira, a Becei arrecadou cerca de R$ 8 mil com doações de famosos e anônimos.