A chanceler alemã Angela Merkel fez uma menina chorar ao responder uma pergunta sobre refugiados de guerra.
A primeira ministra visitava uma escola local como parte de um programa de aproximação do governo com os cidadãos quando ouviu o depoimento em alemão fluente de uma menina palestina que chegou ao país há quatro anos. A jovem, de 13 anos, deixou o Líbano com a família, onde vivem 450 mil palestinos em campos de refugiados, com o desejo de cursar uma universidade.
Em resposta, Merkel disse compreender a situação, mas afirmou que política é difícil e que não seria possível receber todos os refugiados na Alemanha. “Se dissermos que todos vocês podem vir, e que todos vocês da África podem vir, que todos podem vir, não daremos conta”, explicou.
A jovem, ao ouvir a resposta, caiu em prantos e foi, imediatamente consolada pela primeira ministra. "Você se saiu bem". Mas um dos alunos a contestou a chefe e estado ao dizer que o motivo do choro não era a pergunta sobre refúgio, mas a situação de sua família.
Merkel responde que sabe disso, mas que mesmo assim gostaria de fazer um carinho. Sua resposta se tornou um dos assuntos mais discutidos na internet daquele país.