Uma blogueira e gerente de um café em Londres, de 30 anos, viu um dos seus posts viralizar ao responder a um paquera no Tinder que disse que ela era muito gorda para os padrões dele. Após saírem uma vez, o homem, que ela não quis identificar, mandou uma mensagem para Michelle Thomas dizendo que a havia achado “muito interessante”, mas que não achava o corpo dela atrativo.
Publicada em seu blog e página do Facebook, a carta aberta ao “paquera do Tinder” foi reproduzida milhares de vezes. No texto, Michelle explica que saiu com o rapaz na segunda, os dois foram a um pub em South Bank, jantaram e andaram às margens do rio Tâmisa. O casal de beijou, trocou telefones e depois foram ambos para suas respectivas casas.
No dia seguinte, a britânica diz ter recebido a seguinte mensagem: “Eu realmente adorei sua companhia e adorei você. Você é irreverente e engraçada que eu adoraria sair mais se meu corpo e mente deixassem, mas acho que não. Não quero enganar você... Gostei pra c*** de você, Michelle, e acho que é uma das meninas mais bonitas com quem já saí. Mas estou procurando por alguém mais magra.”
A mensagem continua, com o rapaz dizendo que o comentário pode parecer “superficial”, mas que na verdade gostou da cabeça, da personalidade e do rosto de Michelle, menos do seu corpo. “Eu poderia sair com você de novo e nós teríamos uma noite incrivelmente divertida, mas tenho esse pressentimento ruim que quando ficássemos pelados, meu corpo ia me decepcionar. E não quero que isso aconteça, baby.”
O rapaz termina a mensagem dizendo que está tentando evitar “constrangimentos futuros” sendo bastante sincero com Michelle. “Eu sou um homem... com todas as limitações e falhas de um homem e tenho muita consciência das necessidades do meu corpo”.
Após ler a mensagem, a britânica conta que chorou e, após alguns dias, resolveu compartilhá-la em sua página no Facebook e blog junto com a resposta. “Querido paquera do Tinder, você não tem que gostar de mim. Nós todos temos amigos que olhamos de vez em quando e pensamos: ‘Você é muito legal, mas não me atrai’ e tudo bem. O que não é legal é que, após algumas horas em minha companhia, você levou um tempo para escrever essa mensagem totalmente desnecessária. Não é nada mais que sadismo”, diz o início da mensagem.
“Seu tom é sarcástico e condescendente, mas o detalhe cruel de quando você expressa seu desgosto com meu corpo é realmente grotesco. O único objetivo possível para escrever isso é me ferir. E sinto vergonha em admitir mas, por alguns momentos, funcionou”, escreveu.
A mensagem continua: “Você despertou um medo latente que toda mulher tem desde que é uma adolescente –de que não importa o quanto engraçada você seja, o quanto esperta, doce, apaixonante, leal, determinada ou interessante- se você é gordinha ninguém nunca vai te achar desejável.”
“O que sinceramente me preocupa, a razão real de estar respondendo sua mensagem tão publicamente, é o fato de você ter uma filha de 13 anos. Quero que você incentive sua filha a amar, gostar e cuidar do próprio corpo. Ele pertence a ela e só a ela.”
Ao diário britânico Daily Mail, Michelle contou ter recebido centenas de mensagens de homens e mulheres agradecendo a ela por ter publicado a história. “Recebi muitas mensagens de mulheres que disseram ter ouvido coisas parecidas de homens com quem estavam saindo”, disse.
“Outra pessoa, que depois eu soube ser um professor, compartilhou a mensagem com sua classe de alunos de 15 anos, dizendo a eles que essa era a maneira como não deviam tratar mulheres”, conta.