1. DEMAQUILANTE
Use um demaquilante para remover o excesso de maquiagem ou algum tipo de sujeira que pode estar na pele. O Bioderma Créalina H20, que já desembarcou no Brasil, é uma boa opção, pois além de limpar ele também prepara a pele. “A pele deve estar completamente limpa e preparada antes do hidratante ser aplicado. Esse demaquilante da Bioderma ajuda a remover restos de maquiagem, impurezas e sujeiras da pele. Nos backstages das semanas de moda, os make-up artists usam esse produto para remover a maquiagem das modelos”, afirma a maquiadora Laramie à versão americana da Marie Claire.
2. HIDRATANTE
Depois de limpar a pele corretamente, use um hidratante para nutri-la e deixá-la macia. “Esfregue o produto entre as mãos e depois aplique-o na pele. Se você tem a pele oleosa, use um hidratante com textura de gel que fica mate.” Depois, você também pode passar um primer na “zona T” (testa, nariz e queixo), onde os poros costumam aparecer mais, e também nas regiões em que tem linhas de expressão.
3. BASE
Com o auxílio de um pincel, comece aplicando a base a partir do centro do rosto e vá espalhando para fora. Depois, você pode usar uma esponja para espalhar ainda melhor a base. Na hora de escolher a fórmula, prefira uma que natural na pele, mas dê cobertura. As bases líquidas, por exemplo, são mais fáceis de espalhar e dão boa cobertura. Mas existem outras texturas que podem ser melhor de acordo com o seu tipo de pele.
4. CORRETIVO
A base faz a primeira cobertura da pele. Mas para você se livrar de cobrir olheiras, manchas, vermelhidão e espinhas, será preciso usar um corretivo. Você pode recorrer aos corretivos coloridos. O verde, por exemplo, ajuda a disfarçar espinhas, e o laranja cobre olheiras. Mas por cima de todos você deve passar um do seu tom. Na região das olheiras aplique com o dedo anelar que é mais fraco e assim você não pressiona com força a delicada região dos olhos.
5. PÓ
Para finalizar a cobertura, aplique pó translúcido, que é mais fino, com um pincel. Para não carregar a pele, passe uma pequena quantidade somente em regiões do rosto que tendem a ficar com brilho, como entre as sobrancelhas, o nariz, abaixo dos olhos e o queixo.