Impossível não se surpreender ao ver Emilia Clarke, de 28 anos, pessoalmente. A moça de 1,57 m e madeixas castanhas ficou famosa na pele de Daenerys Targaryen, a herdeira Khaleesi de cabelos quase brancos, na série "Game of Thrones". A diferença não está só no visual. Se a personagem é séria e controlada, a atriz é relaxada e brincalhona.
Acostumada a viver mulheres fortes, a londrina estreia outro papel de peso, o de Sarah Connor em "O Exterminador do Futuro: Gênesis", única protagonista feminina da série. É mais um capítulo da clássica franquia com Arnold Schwarzenegger, iniciada em 1984. Em um hotel em West Hollywood, Emilia falou à Marie Claire sobre nudez, coragem e mulheres no poder.
Marie Claire - Como foi ser a única mulher no set de "O Exterminador do Futuro: Gênesis"?
Emilia Clarke - No momento em que me proponho a fazer alguma coisa, não desisto. Sou muito competitiva. Assim que me tornei Sarah Connor, não havia nada que não pudesse fazer – fora que eu não queria ficar atrás dos meninos!
MC - Teve algum preparo físico específico para o papel?
EC - Tive que comer coisas que dão energia suficiente para um dia de 18 horas. Ou seja, nada de bombas de chocolate!
MC - Aos 28 anos, você já interpretou duas personagens feministas e poderosas: Daenerys Targaryen e Sarah Connor. Como é isso?
EC - A sorte foi essencial para eu fazer isso tudo antes dos 30. E também ter um “par de bolas”: muita coragem para realmente me jogar.
MC - As presidentes do Brasil e da Argentina, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, são fãs de Daenerys. O que acha disso?
EC - Entendo a correlação que fazem com as mulheres na política hoje. Estando em um mundo masculino, Daenerys precisa saber o momento de ser agressiva e quando usar a sensibilidade feminina.
MC - No início das gravações de "Game of Thrones", disseram que você poderia ter alguma cena de nudez e houve várias.
EC - Mentiram para mim na cara dura (risos)! Tirar a roupa na frente de um parceiro já é intimidador. Para ficar nua na frente de uma equipe e de milhões de espectadores, precisei de muita coragem. Mas a nudez era fundamental para a personagem.
MC - Ser sex symbol ajuda na hora de namorar?
EC - Provavelmente piora porque os caras ficam com uma expectativa alta! Ainda fico surpresa com isso. Mas fazer o quê? Sorrio e agradeço.