Dois pilotos da empresa Aerolíneas Argentinas foram demitidos e vão responder a processo após permitirem que a atriz Vicky Xipolitakis, conhecida no país por filmes e ensaios eróticos, para ir na cabine durante um voo entre Buenos Aires e Rosário. Um vídeo, aparentemente feito pela atriz, foi exibido pelo canal 13 local e imagens da “carona” se espalharam pelas redes sociais.
Na gravação, a atriz não esconde sua excitação de estar sentada na cabine do avião. Curiosa sobre o funcionamento da aeronave, Vicky pede informações sobre a operação do voo e é ela quem aciona alguns comandos que dão início à decolagem. Em dado momento, os pilotos chegam a pedir silêncio à atriz para ouvir os comandos da torre de controle.
Os pilotos também aproveitam a proximidade para fazer perguntas à atriz e comentários. “Você é casada?” ou “Vão pensar que o comandante é tarado” são algumas das frases captadas durante o voo. Vicky também pergunta aos pilotos porque a convidaram a entrar na cabine. “Este voo é um pouco teu, porque foi pago com os impostos de todos nós”, diz um deles, referindo-se à companhia estatal. Assista ao vídeo:
Ao jornal argentino Clarín, o presidente das Aerolíneas Argentinas, Mariano Recalde, disse que Vicky Xipolitakis também foi incluída na ação penal da empresa contra os pilotos, por entenderem que a ação dos três colocou os passageiros do voo 2708 da Austral, operado pela companhia, em risco.
“A passageira não poderá voar por cinco anos pela companhia e será investigada pela justiça”, disse Recalde. O presidente da Aerolíneas disse que Vicky já teria tentado entrar na cabine de outros voos, mas foi impedida pelos comandantes.
De acordo com o Clarín, no entanto, não é a primeira vez que famosos compartilham imagens de dentro de cabines de aviões da companhia. A própria atriz postou, em janeiro, fotos na cabine de um voo com destino a Córdoba quando ainda estava em terra.
Mariano Recalde, que além de presidente da companhia é candidato a prefeito de Buenos Aires pela Frente para la Victoria, disse não descartar a hipótese, levantada por seus apoiadores, que o vídeo feito pela atriz e exibido na TV tenha sido uma armação da oposição para desestabilizar sua candidatura.
“Não descartamos nenhuma hipótese, chama a atenção”, disse. “Mas queremos crer que se trata somente de irresponsabilidade dos dois pilotos, que ignoraram medidas extremas de segurança de voo”
Os pilotos Federico Soaje e Patricio Zocchi Molina são acusados de violar o artigo 190 do Código Penal, que estabelece pena de 2 a 8 anos “a quem adotar conduta que ponha em risco a segurança de uma aeronave”.