“Oi, meu nome é Angela. Se você está bebendo hoje, eu gostaria de te oferecer uma carona de graça para casa.” Assim começa a mensagem escrita num cartaz que uma mulher carregava em rua cheia de bares em Columbus, nos EUA, no fim de semana.
Angela Canzani perdeu o pai, Vincent, há dois anos num acidente de carro. Publicado em 2013, o vídeo com a confissão do motorista, Matthew Cordle, um jovem que dirigia bêbado, se tornou viral. No dia em que completou dois anos da morte, Angela saiu com Alex Sheen, fundador do projeto Because I Said I Would (Porque eu disse que faria) para tentar conscientizar outros jovens a não dirigirem alcoolizados.
“Dois anos atrás, um homem que dirigia bêbado matou meu pai. Em homenagem à memória dele, eu gostaria de ajudar a manter as ruas seguras esta noite”, dizia o restante da mensagem. No Imgur, rede social popular nos EUA, Alex Sheen publicou imagens das reações das pessoas durante as caronas.
O ativista e palestrante, que foi o motorista do carro durante a ação, disse que algumas pessoas não leram toda a mensagem por ser “grande demais”. Muitos, no entanto, pararam para conversar com Angela, que ganhou alguns abraços.
“O primeiro cara tinha 18 anos. Ele nos pediu para levar seu irmão, que estava muito bêbado, para casa. Eles viviam em um apartamento perto e Angela se certificou de que chegaram em casa OK”, escreveu.
Uma jovem chamada Carissa contou à Angela que algumas pessoas de sua família costumavam dirigir bêbadas e que ocorreu com o pai dela poderia ter acontecido facilmente com sua família.
No Imgur, Alex Sheen conta que conheceu Angela após filmar o vídeo com o jovem que matou o pai dela no acidente –condenado a 6,5 anos de prisão. O jovem, cuja organização faz diversos projetos para promover a paz em vários países, lembra que quase 30 pessoas são mortas por dia em acidentes envolvendo motoristas e álcool nos EUA.