Depois de viajar dois anos pelo Brasil com a peça "Meu passado não me condena" e atuar como apresentadora do reality musical "The Voice Brasil", Fernanda Souza irá integrar o elenco de "A Regra do Jogo", próxima novela das 21h, como a personagem sensual Mel, uma figurante que sonha com a fama.
Atriz desde criança, Fernanda, que conviveu com muitos tipos como esse, acha que muitos se atraem por um lado glamouroso da profissão "que não existe". "Nem todos que estão ali querem ser atores ou atrizes. Acho que 80, 90% sim e 10% faz porque quer ganhar uma grana, aparecer e ser famoso. A Mel está mais por esse lado, o que ela quer mesmo é esse glamour da profissão. Todo mundo acho que tem, mas não tem", diz a atriz, que adotou um visual morena para a personagem e ainda deve ficar mais bronzeada e com mais curvas, já que Mel será uma "gostosa".
Sem tempo para descansar, a atriz voltará ao teatro no dia 4 de julho com a comédia no Fashion Mall, no Rio de Janeiro, onde ficará em cartaz por três meses. Aqui, ela fala sobre a peça, o primeiro papel em uma trama das 21h, o casamento com o cantor Thiaguinho e conta como mantém a forma.
Marie Claire - Na peça “Meu passado não me condena” você conta situações da sua carreira de forma engraçada. Como surgiu essa ideia?
Fernanda Souza - A ideia principal era poder aproximar o público e o artista, porque as pessoas se interessam muito por saber dos bastidores, do dia a dia da pessoa e não só aquilo que elas veem na televisão. Eu conto os meus bastidores porque foi o que eu vivi e que poderia ter acontecido com qualquer atriz, são histórias muito recorrentes no nosso meio. Eu escolhi as mais engraçadas pra peça ser bem divertida, mas também tem alguns momentos delicados que eu já vivi. A peça é 90% pra rir, mas tem 10 % de emoção (risos).
MC - Depois de casar, você incluiu mais alguma história na peça?
FS - Eu sempre conto a história do começo do namoro. As pessoas acham que vai ser a parte mais romântica da peça e, muito pelo contrário, é a mais engraçada, não tem nada de romance. Eu achava que as pessoas tinham curiosidade, porque eu nunca dei entrevista sobre esse assunto e nem fiz uma matéria com o Thiago. Eu falo um pouco do casamento porque eu sempre termino dizendo que eu e o Thiago somos muito iguais aos outros casais, passamos pelas mesmas coisas. Não é porque eu sou atriz e ele cantor que nossa vida é diferente, é completamente igual a de todo mundo.
MC - Recentemente, você mudou o visual para a novela "A Regra do Jogo". O que achou do novo look?
FS - Eu já estava querendo fazer uma transformação assim há bastante tempo porque as minhas últimas personagens eram loiras. E aí eu conversei com a equipe de caracterização pra fazer esse tom porque eu achei que ficaria diferente. O público nunca me viu com essa imagem que eu estou agora. Eu lembro que eu fui num dia escolher o cabelo, porque eu estou com mega hair, e no mesmo dia eu já quis ir pro salão. Saí de lá morena e com o cabelo gigante. E eu estou amando! Sem contar que dá muito menos trabalho do que o cabelo loiro. Depois que a novela acabar eu não vou voltar a ser loira não, a não ser que algum personagem exija, a Fernanda vai seguir morena, talvez com o cabelo mais curto.
MC - Teve que fazer mais alguma transformação no corpo para a personagem?
FS - Não, eu treino e cuido da minha alimentação porque eu gosto, preciso e é saudável. O figurino é bem curto, a única recomendação do pessoal da novela é pra não ficar muito magrinha, sem músculo, porque a personagem é gostosa. Eles pediram também pra tomar sol pra ficar bronzeada. Faço manutenção com autobronzeador porque acho que sol em excesso não faz bem pra pele.
MC - Na novela você viverá Mel, uma figurante de novela em busca de crescimento profissional. Você vê muito isso no meio artístico?
FS - Nem todos que estão ali querem ser atores ou atrizes. Acho que 80, 90% sim e 10% faz porque quer ganhar uma grana, aparecer e ser famoso. A Mel está mais por esse lado, não que ela tenha uma paixão, adoração por atuação. Acho que o que ela quer mesmo é esse glamour da profissão. Todo mundo acho que tem, mas também não tem (risos).
MC - Como é sua rotina de exercícios físicos? E na alimentação mantém a linha ou às vezes enfia o pé na jaca?
FS - Faço de tudo um pouco, é muito difícil eu fazer uma atividade física só. Faço desde muay thai até exercícios funcionais. Agora eu estou completamente apaixonada por simulador de escada. Eu comprei um pra minha casa. O resultado da escada é muito bom pro corpo, ela dá quadríceps, o bumbum sobe, além de ser um superexercício aeróbico porque cansa pra caramba. Normalmente eu coloco no tablet alguma coisa que eu queira assistir e faço 45 minutos todos os dias. Na alimentação de vez em quando enfio o pé na jaca. Eu acho que em tudo na vida é preciso equilíbrio. Não sou paranoica. Evito glúten, lactose, açúcar, refrigerante... Mas se eu estou com vontade, eu como. Eu só faço um controle: se eu comi num dia, no outro vou tentar comer o mais saudável que eu puder.
MC - A novela “Verdades Secretas” tem mostrado várias atrizes nuas. Fazer uma cena de nudez seria uma questão pra você?
FS - Como atriz é claro que você pode ter sua limitações, suas vergonhas, mas nada que você não possa conversar com o diretor. Eu estou assistindo "Verdades Secretas", gosto muito da novela, e acho que se tivesse que acontecer seria normal como qualquer outra cena. Chega um momento da nossa carreira que a gente vê muito o nosso corpo como instrumento de trabalho. Então, o fato de aparecer ou não alguma coisa a mais que o público não tenha visto pra mim é como estar vestida. Não consigo fazer muito essa diferença porque cena é cena. Com roupa ou sem roupa isso depende da história do personagem. Como eu não vou contra o personagem, eu aceito o personagem como ele é e dou vida a ele, pra mim é quase como se não fosse eu ali, como se não fosse o meu corpo, apesar de ser, porque você está vivendo uma personagem.
MC - Você está casada há quatro meses. O que mudou no relacionamento de vocês depois do casamento?
FS - Acho que não existe mudanças significativas. O dia a dia acaba sendo o mesmo, não é porque tem aliança no dedo que a rotina vai mudar. Eu e o Thiago sempre tivemos a intenção de ficar junto e de se levar a sério. A gente sempre se considerou entregue um ao outro de uma maneira casada.
MC - Você fez 31 anos recentemente. Já pensa em ter filhos?
FS - Não, só mais frente, acabei de casar. É uma vontade dos dois, mas a gente não pensa nisso pra esse momento. Não temos pressa, queremos curtir o casamento.