A mãe está deitada sobre os trilhos esperando ser salva pelo pai, vestido de Batman, e o filho pequeno, como Robin, numa clássica cena de filmes de herói. Mas o que era para ser uma brincadeira para tornar mais divertido o álbum de família acabou rendendo ameaças reais para uma família de Milwaukee, nos Estados Unidos.
Publicadas no Facebook oficial da empresa do fotógrafo Eric Thiele, responsável pelo ensaio, as fotos logo viralizaram. E, além dos diversos elogios pela criatividade dos pais, a família recebeu ameaças por supostamente ter exposto o pequeno e a si mesmos ao risco de atropelamento.
Roxanne Daly, que queria dar de presente ao marido Mike o álbum neste domingo, quando é comemorado o Dia dos Pais no hemisfério norte, contou à Fox News que a ideia fez a família passar a noite em um hotel após verem algumas das imagens circularem com o endereço em que vivem e temerem pela própria segurança.
De acordo com a mãe, as fotos receberam mais de 200 mil “likes” no Facebook no mesmo dia em que foram publicadas, no entanto, algumas reações negativas também apareceram. Entre elas, comentários de pessoas que ameaçavam ir até a casa da família, que vive no subúrbio de Milwaukee, no meio da noite.
A repercussão da história fez com que até a companhia de trens local se pronunciasse, afirmando que a família promoveu uma atividade ilegal e que inúmeros acidentes ocorrem com pedestres surpreendidos pela chegada rápida de um comboio. Roxanne disse à Fox News que a família não tinha ideia de que a linha de trem usada na sessão de fotos, que durou 45 minutos, ainda estava em atividade.
Uma lei do estado do Wisconsin diz que apenas funcionários da companhia e profissionais da imprensa autorizados podem circular pelos trilhos. “Não queremos fazer essa família se sentir mal, mas algo poderia sim ter acontecido”, disse Sheryl Cummings, diretora-executiva do serviço de emergências de Minnesota ao “New York Daily News”.
A família disse ter avisado com antecedência à polícia sobre as fotos e também ter denunciado mais tarde as ameaças via redes sociais, mas que nenhuma ação foi tomada.
“Eu fiz muitos ensaios em anos de profissão, e a maioria deles foi o típico álbum de família, com árvores e natureza. Quando Roxanne me procurou com a ideia de surpreender o marido com fotos tendo Batman e Robin como tema, eu achei incrível e sabia que iam repercutir. Foi então que dei a ideia de vestir o marido de Batman e o filho de Robin, e os dois seriam os heróis que a resgatariam”, contou o fotógrafo ao site PopSugar.