Item indispensável no guarda-roupa, a bota pode compor diferentes looks. Porém, são muitas as modelagens do sapato de inverno, cada uma com a sua característica marcante. Assim a tarefa de encontrar a melhor combinação pode ficar difícil. Pensando nisso, consultamos a personal stylist Fernanda Luchesi e fizemos um especial de botas com dicas e ensinamentos valiosos de como usá-las.
Como o nome mesmo já diz, as botas "over the knee" têm o cano alto, que termina acima do joelho. O modelo caiu no gosto das fashionistas e virou hit da temporada. Quem é alta pode usar o calçado sem preocupações, já as mais baixinhas podem optar por uma versão com salto ou compor o look com minissaias ou shorts. “Se optar pelas flats, a dica é combinar roupa e calçado da mesma cor. Além de deixar o visual mais harmônico, o truque alonga as pernas.”, explica a personal stylist Fernanda Luchesi.
Alta e com o cano na altura do tornozelo, a ankle boot é curinga. A peça pode ser usada em diversas ocasiões - do trabalho à happy hour. “O modelo cai bem com vestidos retinhos ou acinturados. Para os dias mais frios, use com uma meia-calça e finalize o look com um cachecol estilo cobertor”, diz a personal stylist. "Caso tenha as pernas mais grossas, prefira os modelos com menos detalhes. Assim, a silhueta não fica achatada", completa.
O modelo conta com uma abertura na frente, à la peep toe, deixando as pontas dos dedos à mostra. Para quem tem tornozelos finos, a bota é uma ótima opção para trazer volume à região e equilibrar a parte inferior da perna com as coxas. As open boots também podem ter recortes frontais, agregando mais ousadia ao calçado. “Mesmo com um jeans boyfriend e uma camisa clássica branca, o sapato tende a deixar o visual mais elaborado e estiloso”, explica Fernanda.
Com cano curto e elástico na lateral, o modelo chelsea é mais despojado. Para as mais altas, a dica é escolher uma com o bico redondo. "Usar com calça ou uma saia mais comprida também ajuda a equilibrar o comprimento das pernas", sugere Fernanda. “O calçado traz um mood western e, se combinado com um denim destroyed e uma camisa xadrez amarrada na cintura, pode dar um ar cool para o look”.
"Supercotadas no street style do Fashion Week de Londres, estes modelos têm sopreposições bem estilosas", explica Fernanda Luchesi. Para usar as cape boots, Fernanda Luchesi sugere combiná-las com vestidos com corte em “A” ou jeans bem sequinhos. "Arremate o look com um colete de pele ou uma capa", sugere.
O modelo grunge é um clássico e confere atitude ao look. Roupas com pegada militar ou punk casam perfeitamente com o coturno. Caso queira deixar o outfit mais romântico, vestidos fluidos podem quebrar o aspecto pesado. "Um shorts jeans com uma malha e um cachecol também resolve a situação", diz a personal stylist.