Este é uma dos temas mais debatidos quando se trata de perda de peso. Você provavelmente já recebeu o conselho para comer menos se quiser perder peso - mas onde isso vai parar? Seu corpo se adapta às condições que você impõe, ou seja reduzir repetidamente seu consumo calórico vai levar a perda de peso insustentável e deixá-la subnutrida e cansada.
Segundo explicou o expert Jean-Claude Vacassin ao jornal "The Tepegrph", as calorias realmente tem um papel no ganho de peso, mas ficar contando, muitas vezes, não é a maneira mais eficaz de conseguir a perda de peso sustentável. Deficiências nutricionais, fadiga, mau desempenho em exercícios e baixa qualidade de sono também prejudicam o emagrecimento.
Uma boa regra a seguir é apostar em comida de boa qualidade que satisfaz suas necessidades. Não dá para ingerir altas quantidades de calorias e gorduras ao se alimentar apenas com vegetais e proteína de qualidade. Ou seja, "se mover mais e comer menos" não é suficiente para emagrecer com saúde.
Seja este seu objetivo ou não, usar os pesos da academia não vai te deixar musculosa a menos que você passe por uma mudança nutricional específica e passe horas na academia. As condições hormonais necessárias para a obtenção de grandes quantidades de massa muscular não estão presentes na maioria dos nós. Além disso, muitas vezes temos pouco tempo de sono e não lançamos mão de outras estratégias de recuperação essenciais para esculpir o corpo.
Treinar com pesos aumenta, em pequena quantidade, a massa muscular e tem grandes benefícios para a saúde, melhora a postura, diminuir a silhueta, reduz o risco de lesões e aumenta a perda de gordura.
O treino cardiovascular de baixa intensidade, como fazer esteira, por exemplo, tem suas vantagens para os atletas de longa distância. Mas para a maioria das pessoas, que quer perder gordura e ficar em forma, este tipo de exercício sozinho não é suficiente. Ele pode queimar calorias se você passar várias horas por semana na academia, mas é provável que você vá perder massa muscular também.
Para maximizar a perda de gordura, é necessário acelerar o metabolismo de modo que o número de calorias que o corpo queima em repouso é aumentado. A melhor maneira de fazer isso é através de exercícios de alta intensidade. Combine treinamento de resistência e cardio para os melhores resultados.
Eliminar o carboidrato e a gordura de sua dieta fará com que você perca peso porque sua ingestão calórica total será reduzida, mas isso não significa que eles são vilões da dieta. Tirá-los do cardápio por um longo prazo pode ser uma medida contraproducente.
Os hidratos de carbono são um combustível importante, especialmente se você trabalha fora regularmente, e uma certa quantidade de gordura é importante para ajudar, exatamente, na perda de gordura, pois ela acelera o metabolismo. A questão não é a quantidade, mas a qualidade do que você ingere. Prefira carboidratos não refinados que fornecem vitaminas essenciais, minerais e fibras, como quinoa, arroz integral, aveia, legumes e verduras. Evite alimentos processados ricos em calorias com valor nutricionalmente menor. Coma gorduras boas como aquelas encontradas no abacate, nas nozes, no óleo de coco e nos peixes. Fique longe de gorduras artificiais encontradas em pizza, margarina e alimentos fritos.
Duas coisas são necessárias para definir o corpo: diminuir sua gordura corporal e aumentar a sua massa muscular. Trabalhar com pesos leves não é suficiente para alcançar este objetivo; o que não desafiar você não vai mudar você. Você precisa forçar o corpo para obter os benefícios que o levantamento de peso pode trazer. O segredo está no programa. E, independentemente do peso, em última análise, tudo se resume a dieta. A maioria das pessoas simplesmente não come calorias suficientes para ganhar qualquer músculo significativo - é realmente mais difícil do que se imagina. É preciso um excedente ganho calórico e um déficit de gordura para definir o corpo, mas é difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo.