A rotina de skincare é importante: ela não só prepara a pele para a maquiagem, mas também mantém a cútis bem cuidada e hidratada. Porém, antes de se perder nas prateleiras com tônicos, adstringentes e secativos, é importante conhecer a sua pele. No caso da pele sensível, o cuidado é redobrado. Conversamos com especialistas sobre o assunto e eles revelaram dicas valiosas. Confira!
Segundo a dermatologista Maria Bussade, as peles sensíveis são mais comuns em pacientes atópicos, que têm rinite, bronquite e alergias desde a infância. “Este tipo de pele tende a ser hiper-reativa, ficando avermelhada ou descamada com muita facilidade, além de não tolerar extremos de temperatura e alterações de umidade”, explica.
Sem fragrâncias e sem conservantes
O cosmetólogo Maurício Pupo sugere escolher maquiagens hipoalergênicas, livres de fragrâncias e parabenos, um tipo de conservante geralmente responsável por 40% da composição dos cosméticos. Além disso, o produto deve ser novo.
“Por mais que ele esteja dentro do prazo de validade, olhe a data de fabricação. Não recomendo estar muito distante dela, já que alguma substância pode ter sofrido uma mudança química durante esse tempo e pode provocar uma reação na pele sensível”, explica.
Testados dermatologicamente
Todos os produtos cosméticos devem ser dermatologicamente testados, o que significa que 60 voluntários ficaram em observação com o produto e ninguém teve reação. “Se apenas uma pessoa mostrar qualquer tipo de reação, o produto não pode ir para o mercado”, reforça o cosmetólogo.
Maquiagens à base de óleo vegetal
As maquiagens tradicionais são feitas com base de óleos mineiras, derivados do petróleo, e são mais difíceis de remover. “Por conter contaminantes, estes produtos costumam ser de longa duração ou à prova d'água, o que não é indicado para a pele sensível”, conta. “Já as makes com óleo vegetal em sua composição, contam com propriedades suavizantes, capazes de tranquilizar a pele”.
Líquida ou em pó?
As maquiagens em pó são mais sequinhas e tendem a dar mais certo para as peles sensíveis. “A composição de um pó compacto é muito mais simples do que um cosmético líquido que leva muito componentes, inclusive os óleos.”, explica Pupo.
O preparo
Antes de aplicar a maquiagem, lave o rosto com água em temperatura ambiente - nem quente, e nem fria demais - e hidrate a pele. “Dê preferência para o uso de tônicos neutros ou águas termais, deixando o rosto secar sozinho”, sugere a dra. Maria Bussade.
Limpe pincéis e esponjas
Fique atenta com seus pincéis e esponjas, eles devem ser limpos toda vez que for aplicar uma maquiagem no rosto. “Ao reaplicar um pó na esponja e passar novamente no rosto,ela pode estar contaminada ou conter resíduos de pele, que levam a irritações”, alerta a dermatologista.
Demaquilante sem álcool
Maurício Pupo chama a atenção para a escolha do demaquilante: "Muitas vezes, são eles os maiores vilões para a pele sensível". Estes produtos são feitos para remover substâncias da rosto, portanto possuem uma composição mais forte, com substâncias detergentes. Opte por os que não tenham álcool.
“O álcool é, de fato, mais suave do que o sulfato de sódio (que está no sabote e no shampoo), mas, em uma pele sensível, irá provocar ressacamento e formigamento”, completa. Os adstringentes não são indicados também, muitos contém ácido na fórmula.