Uma família do estado norte-americano de Illionois terá de se apertar para caber na mesma fotografia caso queira reunir todos os filhos e os filhos e netos destes. O casal Leo e Ruth Zanger, casados há 59 anos, acabam de ganhar o 100º descendente -excluindo os 12 filhos- com o nascimento de mais um netinho.
“O bom Deus continuou mandando eles. Já podemos fundar nossa própria cidade”, brincou o patriarca Leo ao jornal Herald Whig. O pequeno Jaxton nasceu no último dia 8 de abril. Ele é o 46º bisneto do casal, que também têm 53 netos e um tetraneto.
“Sempre haverá lugar para mais um”, disse Ruth. Ela e o marido tiveram 12 filhos. A mais velha, Linda, tem 58 anos e o mais novo, Joe, completou 31. A família é tão grande que costuma alugar o salão de uma igreja para suas reuniões.
Entre os encontros “obrigatórios” para os familiares estão o Dia de Ação de Graças, Natal, Páscoa, Dia das Mães e dos Pais. “Nós somos muito próximos, gostamos de nos reunir”, diz o neto Austin. “Eu sei que existem muitas famílias com menos da metade do tamanho da nossa que se reúnem uma ou duas vezes por ano no máximo.”
O neto e a esposa Ashleigh contam que só souberam que dariam origem ao centésimo membro da família após Donna, uma historiadora não-oficial dos Zanger contar a eles.
Para cada reunião familiar da família, são consumidos mais de 22 quilos de pernil de porco ou 10 perus, de acordo com a NBC. Mas os familiares disseram que vem aprimorando há anos a organização e rotina dos encontros, com distribuição de tarefas.
“Somos uma família muito ocupada, mas adoramos estar juntos. Não tem um momento de tédio. Sempre nos divertimos muito”, diz Daniel, um dos filhos do casal.