A mãe de uma aluna da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ficou furiosa ao descobrir que a filha teria que ficar nua para ser aprovada em uma disciplina do curso de artes visuais.
A americana, que pediu para não ser identificada, afirmou à TV local KGTV-TV, afiliada da ABC, que a atitude do professor em obrigar a nudez dos alunos não é correta. "É apenas errado. É esta a memória que minha filha levará consigo para sempre? Isto me incomoda. Não a mandarei para a faculdade para isto."
Na disciplina, ministrada pelo professor Ricardo Dominguez, todos da sala de 20 alunos, incluindo o docente, ficam nus no exame final, realizado em uma sala escura iluminada apenas por velas. Quem não aceita retirar as roupas não é aprovado por Dominguez. "Se eles não ficam à vontade com isto, não deveriam assistir à aula", afimou o professor.
Membros do corpo docente e ex-alunos da universidade defendem a técnica. Segundo eles, o curso é apenas complementar na formação em artes visuais, ou seja, nenhum estudante é obrigado a assistir às aulas se não quiser. Além disso, segundo o professor, durante os 11 ano em que esteve à frente da disciplina, nunca ouviu nenhuma queixa.