Um vídeo feito por um casal de turistas turcos que filmava a história Praça Durbar, em Kathmandu, é um dos mais impressionantes registros do terremoto de magnitude 7,9 que devastou o Nepal no último dia 25 de abril e já matou mais de 7.200 pessoas.
As imagens mostram a capital nepalesa tranquila antes do tremor. Segundo o jornal britânico The Independent, Sibel e Dincer Yazici faziam as imagens de um café no topo de um prédio de cinco andares quando o chão começa a sacudir violentamente. Assista:
Pelas imagens, é possível ver que o casal tenta se abrigar, enquanto garrafas caem e ouvem-se barulhos de objetos se quebrando e gritos. Após alguns segundos, a câmera volta a mostrar o cenário da Kathmandu, com muitos pássaros em revoada e colunas de poeira dos prédios desabados.
Publicado no último dia 26, o vídeo vem espalhando pelas redes sociais e já tem mais de 1 milhão de visualizações. O governo nepalês acredita que o número de mortes provocada pelo terremoto, o maior no país em décadas, pode chegar a 10 mil.
As Nações Unidas estimam que 8 milhões de pessoas tenham sido afetadas. Organizações internacionais como Unicef, Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha estão recebendo doações para ajudar o país, que passa por uma grave crise humanitária.