Antes de a conversa se tornar uma briga, faça uma pausa e reflita: você quer ter razão ou ser feliz? A máxima, segundo o site "Mind Body Green", não foi feita para diminuir sua raiva, mas para encontrar uma solução para a conflito.
Durante uma discussão, é comum que as pessoas usem as expressões "você sempre...", ou "você nunca...", mas elas não focam no problema específico, apenas em um traço da personalidade do outro, baseando-se num único comportamento ou situação. A saída mais eficaz é tratar o acontecido como uma situação isolada.
Às vezes pequenas palavras fazem toda a diferença. Substituir o "mas" pelo "e" pode mudar o rumo da discussão. "Sei que você quer caminhar e eu estou com fome. O que podemos fazer sobre isso?" Esta frase é muito melhor do que sua forma mais agressiva. "Se que você quer caminhar, mas eu estou com fome. Vamos comer!"
Muitos conflitos ganham proporções muito maiores porque as pessoas não ouvem o que o outro está dizendo. Enquanto um ainda está falando, o parceiro já está pensando no que irá responder. Portanto, faça um esforço consciente para realmente ouvir o que seu namorado está te dizendo.
Esta dica mostra a diferença entre reclamação e crítica construtiva. Exemplo, ao invés de falar: "não suporto quando você deixa a tampa do vaso levantada", experimente dizer: "gostaria que você deixasse a tampa do vaso abaixada". Uma abordagem positiva faz a pessoa baixar a guarda.