Especializada em inteligência criativa e de negócios, o WGSN trouxe para a 23ª edição de seu seminário, realizado durante a SPFW, a diretora de passarelas Lizzy Bowring, que veio de Londres para apresentar uma análise detalhada das principais tendências para o inverno 2016. Confira os estilos que você deve ficar de olho para a nova estação.
A aposta é no visual boêmio, com um apelo vitoriano. Detalhes em profusão marcam os looks, como brocados e broches. Rendas transparentes contrastam com os tecidos pesados e luxuosos como jacquard e diferentes tipos de veludo, que dominam as peças.
Invista nas cores intensas, como o vinho, o azul petróleo e o verde bem escuro, além do indispensável preto, para um visual dramático que também conta com laços ao redor do pescoço e destaque para a cintura.
Na estamparia, os florais continuam ainda mais femininos e arabescos também ganham espaço.
A moda dos anos 60 é a inspiração central para essa tendência, que combina formas retrô e predominância de cores pastéis com tecidos tecnológicos e modernos como o neoprene.
Tweeds diversos também marcam presença em cores variadas. Ainda com inspiração sessentista, os desenhos psicodélicos aparecem coloridos nas estampas e os motivos op art voltam a aparecer.
O minimalismo marca essa tendência, que se concentra principalmente na forma. A alfaiataria desconstruída possibilita looks assimétricos e a silhueta entra em transição através da sobreposição de formas e camadas, como túnicas e coletes longos sob calças ou saias. Shapes masculinos ganham feminilidade por conta da cintura marcada e dos decotes.
Nos detalhes, os aviamentos tiveram destaque, como os botões grandes em saias e casacos. O branco apareceu em diversos tons predominando looks inteiros e firmando-se novamente como uma aposta certeira para um visual ultra elegante. Cinzas, preto e conhaque também estão presentes nessa tendência, além do xadrez do tipo window pane, que aparece na diagonal e muitas vezes assimétrico.
Essa é a tendência mais jovem da temporada. Com clara inspiração visual nos anos 90, traz looks contemporâneos e que combinam com a vida pulsante das metrópoles.
Com uma pegada sexy despretenciosa, o preto predomina, assim como as formas mais justas. O couro e o vinil são materiais constantes nessa trend, que também explora a sobreposição de peças, muitas vezes em diferentes comprimentos.
Apesar de ousado, o visual não deixa de ser prático e peças como a parka voltam a ser essenciais.