Um vídeo chocante, que representa em detalhes uma situação de assédio sexual a uma mulher no metrô de Londres, é a nova arma da polícia britânica para combater os abusos neste e outros transportes públicos no país.
De acordo com a BTP (sigla da polícia de transportes britânica), a intenção é aumentar o número de denúncias, uma vez que um em cada dez casos não é informada pelas vítimas -estimadas em 10% dos passageiros do sistema.
A gravação mostra uma passageira do metrô sendo seguida por um homem que, a cada momento, se aproxima e deixa mais claro se tratar de um assédio sexual. Em cada situação, o vídeo questiona se a vítima sabe estar sendo abusada: “Você denunciaria isso? Sim ou não?”
A campanha explica que qualquer ato de natureza sexual nos transportes pode ser denunciado, incluindo atos indecentes como se esfregar, apalpar, se masturbar ou fazer comentários indecentes em público.
“Nenhum incidente é pequeno demais para passar despercebido. Nossos agentes são treinados para lidar com qualquer tipo de caso. Nós a trataremos com respeito e dignidade. Tudo que você denunciar será levado a sério”, diz o site da campanha, batizada de “Report it to stop it” (Denuncie para parar).
De acordo com a BTP, a campanha já aumentou em 30% as denúncias de assédios e também os suspeitos detidos, segundo o Huffington Post. As denunciantes não são obrigadas a provar que foram vítimas de crime sexual para que a polícia inicie uma investigação contra os suspeitos.