Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Mulher doa rim para desconhecido e inicia corrente de transplantes

$
0
0
AMERICANA DOA RIM PARA DESCONHECIDO E DÁ INÍCIO À CORRENTE DE TRANSPLANTES (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

Quando Zully Broussard, da California, nos Estados Unidos, decidiu doar um de seus rins para um estranho, ela não tinha ideia de que seu ato de generosidade inspiraria outras cinco pessoas a fazerem o mesmo.

A americana retirou o órgão no hospital California Pacific Medical Center em março para entregá-lo a um paciente cuja família não tinha compatibilidade para fazer a doação. Como resultado, um parente do homem fez o mesmo por outro estranho, dando continuidade à corrente de doações, que se estendeu a até seis pessoas.

"Achei que iria ajudar uma pessoa que não conhecia, mas o fato de que outros tiveram suas vidas prolongadas é algo maior", afirmou Broussard à afiliada da emissora de TV ABC em São Francisco.

O médico Steven Katznelson, diretor do programa de transplantes do hospital, disse que Broussard queria doar o rim já há algum tempo para um paciente, mas ele recebeu o órgão de uma pessoa que faleceu. Ainda assim, contou Katznelson, a americana manteve a decisão de entregar o rim para salvar a vida de alguém.

"Ela é uma pessoa incrível ", disse, acrescentando que Broussard está em recuperação. "Ela é verdadeiramente altruísta".

O fato de a mulher ter o tipo sanguíneo O, considerado universal, tornou a doação mais simples de ser realizada. Ainda de acordo com o médico, a corrente só foi interrompida porque o pai de um paciente era do tipo sanguíneo A, e não havia compatibilidade com mais ninguém.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965