É um menino! Nasceu nesta segunda-feira (22), na Inglaterra, o filho do príncipe William e de Kate Middleton. A Duquesa de Cambridge deu à luz de parto normal às 16h24 no horário da Inglaterra (12h24 no horário oficial de Brasília). Kate e a criança, que pesa 3,8 kg, passam bem. William acompanhou todo o nascimento. Durante a gravidez, ela disse que gostaria que fosse um menino, já William, uma menina.
O protocolo oficial sobre o aviso do nascimento do bebê real foi quebrado. Segundo as tradições, um anúncio seria colocado em um cavalete de madeira, com assinatura do médico e detalhes como peso e altura da criança. No entanto, a imprensa foi avisada antes por um comunicado oficial. Mais tarde, foram publicadas informações também pelas contas oficiais da família real inglesa no Facebook e no Twitter.
Leia o comunicado oficial: "Sua Alteza Real, a Duquesa de Cambridge deu à luz com segurança a um filho em 4:24pm. O bebê pesa 3,8 kg. O duque de Cambridge esteve presente para o nascimento. A Rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry e os membros de ambas as famílias foram informados e estão encantados com a notícia. Sua Alteza Real, e seu filho estão ambos bem e vai permanecer no hospital durante a noite."
DIA AGITADO
Kate Middleton deu entrada no St. Mary's Hospital, em Paddington, às 6h da manhã (2h da manhã no horário de Brasília), mesmo hospital onde William e o príncipe Harry nasceram. Equipes de TV, jornais e revistas estão acampados em frente ao hospital desde o começo de julho, já que o nascimento da criança estava previsto para o dia 13. Desde então, toda a imprensa e população britânica aguardavam com ansiedade a chegada do bebê que ocupa agora o terceiro lugar na linha de sucessão do trono inglês.
Desde o casamento real, no dia 29 de abril de 2011, a Inglaterra declarou que reconheceria uma rainha, caso o primeiro filho de Kate viesse a ser uma menina. Anteriormente, o trono somente seria de uma mulher caso o rei não tivesse filhos homens, como foi o caso de rainha Elizabeth II. Conforme a tradição, o nome da criança será anunciado nos próximos dias.
REPERCUSSÃO
De acordo com Peter Hunt, correspondente da BBC britânica e especialista em coberturas da família real, a Rainha Elizabeth II, o Duque de Endiburgo, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, afirmaram estar encantados com o nascimento do terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Apesar de ter nascido às 16h24, a informação só foi passada à imprensa cerca 4 horas e 5 minutos depois. De acordo com os assessores da realeza, a decisão de Kate e William em anunciarem com tanto atraso foi para poderem aproveitar um tempo de privacidade com o bebê. O príncipe William deve passar a noite no hospital.
O médico chefe da equipe responsável pelo parto, Marcus Setchell, disse que o "bebê é maravilhoso". Já o primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou, em sua página de Twitter oficial, que o nascimento do bebê real é "uma notícia maravilhosa e um momento importante na vida do país".