Uma dúvida frequente quando as mulheres querem clarear os fios é sobre qual tipo de mecha é mais indicado para elas. Quem está querendo ficar loira aos poucos pode optar pelo ombré hair, em que a raiz é mais escura e as pontas mais claras. Mas se você quer ficar loira com um efeito supernatural, pode apostar nas babylights, que são mechas bem finas desde a raiz. Aqui, saiba mais sobre esses e outras técninas de mechas.
O ombré hair consiste em deixar a raiz do cabelo mais escura e clerear comprimento e pontas de forma degradê, segundo da Branca Di Lorenzo, hairstylist do Crystal Hair. Ao contrário das californianas, o ombré hair é mais sutil e não deixa a raiz marcada. "É indicado para morenas que não queiram ficar loiras de uma vez só", diz. A praticidade é mais um ponto a favor, já que os retoques não precisam ser feitos em um período curto de tempo, você pode esperar de 6 a 10 meses para fazer as mechas novamente.
Para quem quer apenas dar luminosidade aos fios, o sombré hair é uma boa opção. "São mechas mais escuras em dois ou três tons para dar profundidade à cor", explica Branca. “É uma variação do ombré, sendo mais indicado para quem não quer alterar muito sua cor natural, mantendo as mechas mais sombreadas", diz o colorista Alexandre Villa Verde, do Esmell Leblon.
"É uma nova técnica onde são feitas luzes finíssimas para parecer um cabelo de bebê, que tem poucas mechas que dão luminosidade nos fios", afirma Alexandre. Esse tipo de mecha é mais indicado para quem já tem o cabelo naturalmente mais claro, como castanhas claras e loiras. A manutenção é feita com mais frequência, a cada 3 meses.
Segundo o colorista, a balayage consiste na aplicação manual, somente utilizando um pincel e as mãos, para criar mechas de 1 a 3 tons, finas ou marcadas, em toda extensão do cabelo. A manutuenção é de 3 a 5 meses.
"Geralmente é usado papel alumínio e são feitas mechas costuradas e segmentadas, ou seja, são todas iguais. O resultado é um look marcado e o cabelo pode ficar loiríssimo em poucas sessões", afirma o cabeleireiro. Se as mechas forem finas, os rotoques podem ser feitos a cada 5 meses; e se forem grossas, a cada 3 meses. É indicado para mulheres de fundo claro e escuro.