Cabelos fracos e quebradiços geralmente são tratados no salão com longas (e caras!) sessões de hidratação. Mas sabia que o motivo para esse e outros problemas pode estar na sua alimentação? “Nenhum grande gasto em cremes e xampus pode compensar uma dieta desequilibrada”, diz a tricologista Sara Allison.
De acordo com a especialista em cabelo, a maioria dos seus clientes com cabelos quebradiços ou doenças no couro cabeludo sofrem de deficiência de algumas vitaminas e minerais. “A primeira coisa que pergunto a eles é sobre seus hábitos alimentares e peço para ver exames de sangue”, disse ela ao diário inglês Daily Mail.
Em outras palavras, afirma o médico Jan Wadstein, problemas como fios fracos, pontas duplas, cabelos que não crescem e até caspa podem ser sinais de que alguns nutrientes estão em falta na sua dieta. Em vez de estocar produtos, os especialistas apontam 7 alimentos que são aliados de uma cabeleira saudável.
1. Nozes
Nozes são ricas em vitamina E e óleos ômega, que são hidratantes naturais. “Elas também contêm pequenas quantidades de cobre, mineral que ajuda na produção de melanina, o pigmento que dá cor a nosso cabelo e pele”, diz a especialista Madeleine Preston. A ausência de melanina está geralmente associada aos fios brancos precoces, ou seja, incluir nozes na dieta ainda pode retardar o aparecimento deles.
2. Quinoa
Cabelos fracos e sem vida podem ser um sinal de que você não está comendo a quantidade suficiente de proteína. “Nosso cabelo é feito 90% de proteína”, lembra Allison. O problema pode aparecer quanto começamos a pular refeições ou adotamos uma dieta vegetariana sem atentar alimentos que substituam a proteína da carne. Entre eles, a quinoa é uma excelente opção. “Essa semente provê quase todos os aminoácidos de que o corpo precisa, incluindo a lisina, um ingrediente presente em quase todos os xampus antiqueda.”
3. Lentilha
A falta de minerais como o ferro são a causa mais comum do enfranquecimento e queda do cabelo, de acordo com Madeleine Preston. “Se os níveis de ferro estão baixos, o cabelo logo sofre: o crescimento para e você começa a perder mais fios.” Carne vermelha magra é a melhor fonte, mas lentilha também é muito boa.
4. Ovos
“Pense em ovos como se fossem máscaras capilares comestíveis”, compara Allison. “Eles contêm nutrientes que fortalecem o cabelo, como proteina e vitaminas D e B.” Além disso, a biotina ajuda a produção de queratina, que aumenta a resistência e a elasticidade dos fios. Portanto, se seus cabelos têm tendência a se romper, que tal um bom omelete?
5. Ostras
Se você sofre com um couro cabeludo ressecado, a causa pode ser a falta de zinco. “O zinco ajuda a manter a função das glândulas que liberam óleo ao redor dos folículos capilares e sua ausência pode levar a esse ressecamento”, diz Allison. Além das ostras, a especialista cita caranguejo e lagosta entre as boas fontes da substância. Mas se você não gosta de frutos do mar, sementes de abóbora podem ser a alternativa.
6. Aveia
O cabelo fica mais quebradiço e sem brilho quando envelhecemos, e uma das razões para isso são os níveis de sílica. O mineral é um importante aliado para ajudar a manter o equilíbrio hormonal. A aveia é uma importante fonte de sílica, então que tal incluir uma porção no café da manhã?
7. Pimentões
A vitamina C protege o cabelo dos danos causados pelos radicais livres. “Ela é importante para a produção de colágeno. Cabelo seco e com pontas duplas são sinais de ausência dessa vitamina”, afirma Allison. Os pimentões contêm uma boa dose do nutriente, assim como as frutas cítricas, tomates e brócolis.