No mundo todo, pessoas de todas as idades fazem um esforço consciente para manter uma vida saudável. Comer direito e praticar exercícios virou sinônimo de viver bem. Para isso, vale investir na prática que mais agrada: corrida, bicicleta, musculação, natação, ballet fitness, crossfit...
Com o passar do tempo e a mudança de rotina, novos tipos de atividades físicas surgiram. E a escolha passou a ser guiada pela modalidade que mais convém. Mas o que você talvez não saiba é que homens e mulheres se dedicam a manter a forma há pelo menos um século, e das mais variadas formas.
De olho nisso, a empresa de saúde britânica Benenden Health fez uma linha do tempo fitness. Em um vídeo de 100 segundos, foram exibidos 100 anos de fitness.
Em 1910, exercícios que hoje são encarados como mero alongamento eram considerados treinos perfeitos e podiam ser praticados no conforto do lar. Já em 1940, quando a silhueta mais curvilínea passou a ser desejada, movimentos mais rotativos entraram em cena. Até que em 1950, se exercitar passou a ser mais divertido com a adoção de novas ferramentas, como o bambolê.
Em 1960 foi quando os primeiros centros de atividade física surgiram, alguns específicos para mulheres. Nesta época, aparelhos tecnológicos viraram moda. O mais famoso era uma espécie de cinto vibratório, que era posicionado ao redor do abdômen ou das pernas para a perda de medidas.
Foi só em 1970 que as ferramentas de exercícios passivos deram lugar a práticas mais animadas. Foi a ascensão do jazz - e a dança virou febre!
Os anos 80 é o que chamamos de década dos aeróbicos, quando o visual fitness icônico ganhou as ruas e até virou moda. Dez anos depois, foi a vez do mix de taekwondo e boxe animarem as academias. E logo chegaram os anos 2000 com o street dance conquistando especialmente as novas gerações. Hoje, o destaque é a Zumba, uma dança divertida que ganhou até academias exclusivas.