Já se perguntou por que sua amiga consegue se manter tão facilmente na dieta enquanto você se tortura para resistir a um pedaço de chocolate? De acordo com uma pesquisa do Instituto Suíço de Tecnologia, publicado na revista "Appetite", a resposta pode estar na sua personalidade.
Segundo o estudo, os hábitos alimentares são diretamente influenciados por traços de personalidade, que se dividem em basicamente em cinco categorias. Veja com a qual você mais se identifica.
Abertura: Você está mais propenso a aderir a uma dieta saudável e equilibrada, como a dieta mediterrânea. Você não é um grande fã de carne, especialmente vermelha; em vez disso, você prefere uma alimentação baseada em plantas - talvez com alguns peixes. Você não tem problemas para incluir legumes no cardápio.
Conscientização: Você está mais propenso a buscar informações sobre sua comida e a incorporar comportamentos que irão beneficiar a sua saúde, excluindo aqueles que fazem mal. Você é, portanto, menos propenso a comer carne e se contém quando se trata de comida. Você não tende a comer emocionalmente e prefere frutas e legumes no lugar de doces.
Extroversão: Você gosta de estar com gente e tem facilidade em fazer networking. Portanto, está mais propenso a comer fora de casa alimentos como um cheiro atraente. Isto significa que você consome mais carne, doces, salgados e bebidas.
Socialização: Não parece haver uma correlação significativa entre este tipo de personalidade e a maioria das escolhas alimentares. No entanto, estas pessoas são menos propensas a consumir carne.
Neuroticismo: Você realmente só dieta quando precisa, e você usa a comida como uma maneira de lidar com suas emoções. Este tipo de comportamento está mais ligado à ingestão de "alimentos que confortam" (sorvete ou hambúrguer, por exemplo).