O corretivo é um item indispensável na maquiagem para disfarçar espinhas, esconder manchas e eliminar olheiras. Mas, quando aplicado de forma errada, ele pode ser um desastre. Marie Claire consultou experts para saber os erros mais comuns na hora de aplicar o corretivo e como corrigi-los para uma pele mais uniforme.
1. VOCÊ PASSA O CORRETIVO ANTES DA BASE
A base deve ser o ponto inicial da maquiagem, pois é ela quem dá a primeira cobertura para o rosto, inclusive para a região ao redor dos olhos. “Use o corretivo em seguida, apenas nas áreas que a base não cobriu para não carregar o visual, afinal, menos é mais”, afirma Raphaella Bahia, maquiadora da Clínica de micropigmentação e maquiagem FR Microcenter.
2. VOCÊ APLICA O PRODUTO COM DOS DEDOS
“Os pincéis ajudam a espalhar o corretivo com mais facilidade e deixam a maquiagem uniforme”, afirma Alberto Pinheiro, maquiador do Crystal Hair. Os dedos passam oleosidade para o rosto. Mas vale ressaltar que os pincéis também devem ser lavados uma vez ao mês.”
3. VOCÊ USA UMA COR MUITO MAIS CLARA QUE O SEU TOM
“Quem tem olheira profunda não pode usar corretivo claro, por exemplo. Não vai esconder, apenas substituirá a cor roxa da olheira pela mais clara, e pior, deixará ainda mais em evidência", diz Ricki Silva, make-up artist do Studio Sonia Nesi. Nesse caso, o ideal é passar um corretivo colorido e depois um do tom da sua pele ou a própria base. “O corretivo amarelo é indicado para cobrir tons de azul, como algumas olheiras e varizes. Já o corretivo verde cobre imperfeições avermelhadas, como pequenos vasos e cicatrizes de acne. Para manchas marrons, indico as cores amarelo ou roxo”, explica Alberto.
4. VOCÊ APLICA DE FORMA ERRADA
Normalmente, as mulheres passam o corretivo na região ao redor dos olhos e espalham, mas Raphaella diz que essa não é a forma mais eficiente de aplicar o produto. “Ao invés de fazer uma meia lua, faça um triangulo invertido, que vai até o nariz, para que assim se cubram as olheiras corretamente. Use um pincel e espalhe com uma esponjinha.” Dessa forma, você irá iluminar a região toda e criar a ilusão de um efeito lifting.
5. VOCÊ NÃO USA A TEXTURA CERTA
Há um motivo para os corretivos terem fórmulas e acabamentos diferentes. Os corretivos sólidos são ótimos para espinhas e manchas e os líquidos são mais indicados para áreas delicadas como as olheiras. Então, se você acha que o seu corretivo não está cobrindo suas olheiras de forma eficiente, talvez seja por causa da textura.