Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Parisienses do projeto “A Estrada da Beleza” curtem fim de semana de sol sem moto no Rio

$
0
0
PARA COMEÇAR BEM O SÁBADO, NADA MELHOR DO QUE UM MERGULHO NO MAR DO RIO DE JANEIRO (Foto: Divulgação)

O fim de semana foi especial para as meninas da L'Equipèe, o grupo formado pelas cinco motoqueiras francesas Louise B, Louise D, Cécile, Cindy e Pauline. No sábado, elas finalmente chegaram ao Rio para começar a aventura de moto pelo Brasil. Antes, porém, duas paradas obrigatórias. Passar na praia para dar um mergulho e provar a feijoada da Casa da Feijoada.

Depois tiveram a primeira experiência de uma típica mulher brasileira: passar a tarde de sábado no salão de beleza. Quem as recebeu foi o cabeleireiro Evânio Alves, que atende as clientes em sua própria residência. Ele é um apaixonado pelas divas das décadas de 20, 30, 40 e 50 e por todas as paredes da casa estão espalhadas fotos de atrizes como Marlene Dietrich, Lauren Bacall e Elizabeth Taylor.

AS MENINAS FIZERAM UMA PARADA NA CASA DO CABELEIREIRO EVÂNIO ALVES, ONDE ENCONTRARAM UM SALÃO PARTICULAR (Foto: Divulgação)

Mas o que, afinal, significa ser uma diva? “Elas não existem mais", diz ele. "Com a era digital, as celebridades estão mais acessíveis do que nunca e a fama não dura mais do que cinco minutos. Uma diva tem que estar cercada por mistério, viver em um certo isolamento".

A próxima parada do grupo foi na Lapa, onde nas noites de sábado as ruas ficam lotadas de gente que vai dançar em um dos muitos clubes do bairro. A experiência, é claro, não estaria completa sem arriscar alguns passos de gafieira na pista. Elas ainda não requebram como uma carioca, mas a aventura no Brasil está só começando...

Já o domingo começou com gosto de surpresa boa. Apesar de a previsão do tempo ter dado como certo que choveria o dia inteiro no Rio de Janeiro, o sol amanheceu brilhando na orla carioca. As meninas não acreditaram ter dado tanta sorte. Dessa vez decidiram ir para Copacabana ao invés de Ipanema, onde já tinham passado o sábado.

Continuaram seguindo pela orla e acabaram chegando ao Leme, onde encontraram um time de vôlei de praia feminino. Se a ideia é descobrir como vivem e do que gostam as brasileiras, estava aí uma oportunidade de ouro. Destemidas, as meninas L'Equipèe pediram licença e entraram no jogo.

PAUSA PARA A FOTO DEPOIS DE UMA PARTIDA DE VÔLEI DE PRAIA (Foto: Divulgação)

Esse é o tipo de coisa que Louise B, Louise D, Cecile, Pauline e Cindy adoram fazer: encontrar pessoas que possam mostrar como realmente é viver no lugar onde estão. Na rede armada na areia elas conheceram cariocas supersimpáticas como Danielle, Amanda e Mel, esta última não só é jogadora como também uma ótima dançarina de samba - as meninas chegaram a pedir para que ela ensinasse uns passos ali mesmo, mas a areia definitivamente não é o melhor lugar para isso.

Quase na hora de ir embora, as garotas descobriram, no entanto, que tem mais coisas em comum do que imaginavam. Quando o assunto é aparência dos cabelos, tanto Mel quanto Louise B, Louise e Cindy preferem comprimentos longos e, para isso, usam alongamentos.

Nossas francesas on the road só não ficaram mais tempo no Leme porque tinham marcado um compromisso importante bem longe dali: um encontro com as meninas que coordenam o blog Meninas Black Power.

PAULE EM UM BATE-PAPO CHEIO DE INFORMAÇÃO COM AS RESPONSÁVEIS PELO BLOG "MENINAS BLACK POWER" (Foto: Divulgação)

O projeto foi idealizado pela historiadora Élida Aquino, 31, em 2011, com o intuito de fortalecer a autoestima das mulheres negras.  Até aquele momento, a L'equipèe havia lidado apenas com as coisas boas do Brasil, mas hoje conheceram um lado triste do país, o racismo. Foram três horas de conversa. Ao fim da tarde, deixaram a casa de Élida mais convencidas do que nunca do quão importante é valorizar os diferentes tipos de beleza feminina que existem. Não só no Brasil, como também na França.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965