Duas ex-colegas de escola em Bristol, na Inglaterra, estão se casando e esperam o primeiro filho após uma delas se submeter a um tratamento de mudança de sexo. Toni Harper, 22, e Sean Horton, 25, se conheceram na escola quando a primeira tinha 12 anos e Sean, então uma menina loira chamada Sian, 15.
As duas se tornaram melhores amigas e Toni foi a primeira pessoa com quem Sean se abriu sobre sua questão de gênero e sexualidade após alguns anos de tormento na adolescência. Sean começou então um tratamento com hormônios e os dois se apaixonaram, enquanto a antiga adolescente mudava de voz e ganhava barba.
Trainee em uma oficina mecânica, Sean ainda quer se submeter a uma cirurgia antes dos dois se casarem, no mês que vem. Antes disso, no entanto, o casal já espera o primeiro filho –resultado de uma inseminação, com doador anônimo. Toni deve dar à luz quatro semanas após a data prevista para a cerimônia.
“Quando eu era criança sempre queria vestir roupas de meninos. Minha mãe achava que era uma fase, até eu contar a ela a verdade. Agora, não posso esperar para ser pai. Estou ansioso para ouvir nosso filho dizer ‘papai’”, disse Sean ao diário inglês “Daily Mail”.
Heather, a mãe de Sean, hoje apoia o casal incondicionalmente. “Ele chegou em casa com o cabelo cortado curto, aos 16 anos, e me disse que queria mudar de sexo. Eu disse: ‘Seja lá o que você quiser, eu vou te apoiar’”, lembra a mãe.
Após ser encaminhado a uma clínica especializada em identidade de gênero em Londres e a um tratamento com um psiquiatra, Sean começou o tratamento hormonal aos 20 anos –idade com que ele e Toni se beijaram pela primeira vez.
“Ele de repente começou a ter barba e a voz mudou muito –não podia acreditar que era ele”, relembra Toni. “Foi estranho no início, mas começamos a nos ver cada vez mais e quando ele me falou sobre o que sentia, eu já sabia o que estava sentindo também.”
Sean se submeteu a uma mastectomia [retirada dos seios] e, um ano depois, começou um série de quatro cirurgias genitais. Nesse meio tempo, Toni também tentou engravidar por meio de inseminação artificial, o que só foi possível na quarta tentativa.
O casal também planejou casar antes, mas tiveram que adiar a decisão após o pai de Sean ser diagnosticado com um câncer . Eles receberam o resultado positivo da gravidez de Toni no mesmo dia que o pai de Sean morreu vítima da doença.
“Eu acredito muito em destino. Meu pai queria tanto esse neto quanto eu, mas tentamos outras três vezes com ele vivo e não deu certo. Assim que ele morreu, Toni engravidou. Ela diz que não esquece minha cara quando contou”, afirma Sean.
O casal espera um menino. “Nós já passamos por muitas situações difíceis e decepcionantes. Mas agora sabemos que tudo valeu a pena”, diz Toni.