Dança, sol, bebida alcoólica, alimentação desregrada, poucas horas de sono... O Carnaval exige energia extra na hora de suportar toda essa maratona. A notícia boa é que, com os alimentos certos, é possível se jogar nos blocos, trios ou avenidas com a maior disposição.
O primeiro passo, segundo a Chef Detox e coach de nutrição Carol Stoffela, é evitar o consumo de açúcar e alimentos industrializados nesse período. “Eles roubam completamente a energia”, conta ela. Por isso, é indispensável investir nos naturais, a começar pelos sucos.
“O verde, consumido logo pela manhã, é ótimo. Na hora de preparar, use uma base feita com duas folhas verdes escuras, maçã, pepino e água de coco natural – isotônico que repõe vitaminas e sais minerais de forma rápida. Em seguida, acrescente banana, que tem potássio; gengibre, que é termogênico; e óleo de coco, que é uma garantia de fonte de energia boa”, ensina.
Para acompanhar, Carol sugere consumir uma tapioca, que, quando associada a uma fonte de fibras – farinha de linhaça ou chia – e a uma proteína magra – frango -, se transforma em um combo energético supersaudável.
Mas as receitas não param por aí. A especialista sugere também açaí sem xarope de guaraná batido com fruta e o suco rosa preparado com beterraba e laranja. “Este último é muito consumido por quem malha bastante”, explica.
Tendo em vista que a bebida alcoólica atrelada à exposição ao sol é grande causadora de desidratação, é extremamente importante garantir também mais resistência ao organismo com outras receitas super hidratantes e naturais, acrescentam os especialistas do Centro Médico de Longevidade e Spa Kurotel.
Suco de melancia e Morango
- ¼ de fatia de melancia
- 5 morangos (preferência orgânicos)
- 100 ml de água de coco
Suco de melão e aipo
- 1 fatia de melão
- ½ talo de aipo
- ¼ de pepino pequeno
- 150 ml de água de coco
O modo de preparo é simples: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
VÁ ALÉM!
Para fazer valer todos os benefícios dos sucos, é importante seguir alguns outros cuidados, como, por exemplo, ter uma alimentação rica em carboidratos, preferencialmente, integrais e intercalar o consumo de bebida alcoólica com copos de água, água de coco ou suco de fruta. "O ideal seria intercalar um copo de álcool a três de água", diz a especialista.
“E se for possível, leve na bolsa chocolate com 70% de cacau, fontes de cafeína - como o chá verde -, castanhas, frutas secas e barras de cereais que não carregam xarope, glucose de milho, sucralose ou chocolate na fórmula”, acrescenta. Esses lanchinhos ajudam na manutenção do pique.
BEBEU DEMAIS?
Basta abrir a porta de casa para que a ressaca já comece a dar as caras, assim como a fome, certo? “Nessa hora, prefira consumir uma salada acompanhada de uma carne magra e de um supersuco diurético preparado com abacaxi e água de coco”, ensina Carol. “Isso tudo vai dar uma aliviada na ressaca pós-festa.”
Feito isso, você só precisa preparar as fantasias e reunir os amigos. Bom Carnaval!