O progresso tem sido lento, mas não dá para negar que alguns veículos e marcas de moda já começam a enxergar que nem todas as mulheres vestem 38 ou menos. Mesmo assim, as plus size ainda enfrentam dificuldades na hora de arrematar peças da moda.
Em entrevista ao WhoWhatWear, os stylists Wayman Bannerman e Micah McDonald, especialistas no assunto, entregam o top 5 de truques indispensáveis para quem quer valorizar a silhueta mais curvilínea com estilo.
1. DESTAQUE SEMPRE O QUE MAIS TE AGRADA NO SEU CORPO
“Nós estilistas sempre procuramos acentuar aquela parte do corpo que mais agrada a mulher que vamos vestir, sejam as pernas incríveis ou uma cintura maravilhosa”, conta Bannerman. E é exatamente esta ideia que todas devem levar em conta na hora de comprar – e montar – um look novo no dia a dia.
Encontre um detalhe que você consiga expor de maneira confortável e segura, e guie as suas escolhas com base neles. Comprimentos mais curtos valorizam as pernas torneadas, detalhes nos ombros ou um decote mais generoso deixam o colo em destaque... “Os elogios virão como resultado da sua autoconfiança”, acrescenta a expert.
2. CONSIDERE TAMBÉM ALGUMAS PARTES DO SEU CORPO QUE NÃO TE AGRADAM
Entender realmente como você se sente em relação ao seu próprio corpo é indispensável na hora de escolher as peças certas. Se as suas pernas não te agradam, por exemplo, invista em uma calça bem cortada ou em um macacão que deixe a cintura, sua parte favorita, em destaque.
Mas lembre-se que testar é sempre uma ótima forma de se redescobrir e identificar novas qualidades que antes não lhe saltavam aos olhos. Se os shorts deixam suas coxas muito em evidência, comece então por vestidos e saias mais soltas.
3. TECIDO É TUDO
“Escolher o tecido certo não é uma tarefa fácil e rápida”, diz McDonald. “Portanto, se você é uma garota cheia de curvas e quer vestir algo mais justinho, prefira modelos que não carreguem brilho. Opte por um jersey fosco como contraste do jersey de seda. Escolha também peças feitas de crepe ou lã que tenha certo stretch. Elas abraçam o corpo com muito conforto. Prefira sempre os tecidos que deslizam sobre a silhueta e, portanto, valorizam as curvas.”
4. DEIXE A IMAGINAÇÃO CORRER SOLTA E EXALTE O SEU LADO SEXY
Você certamente já identificou em você algum detalhe que te deixa sexy, mas nunca verbalizou ou, simplesmente, pensou em destacá-lo. Pois, então, essa é a hora. Aproveite aquele momento sozinha em casa para eleger o grande destaque do seu sex appeal. “Depois disso, pegue esse elemento da sua sensualidade como detalhe-chave na hora de se produzir. Por exemplo, se suas pernas são incríveis, então use saias com fenda. Calças cigarette ou jeans mais ajustados podem também valorizar o shape delas”, ensina Bannerman.
5. EXPERIMENTE NOVOS ESTILOS
Correr riscos é um passo importantíssimo rumo à descoberta de novos estilos. Se surpreender é a melhor parte da moda. Portanto, quando entrar em uma loja, divirta-se e certifique-se de que levou ao provador tudo o que, à primeira vista, te pareceu interessante. Talvez um estilo que você não havia considerado antes, possa ser uma enorme descoberta e te cair como uma luva. “Só experimentando, você vai descobrir o que realmente funciona em você”, diz os especialistas.
E na hora de provar, movimente-se bastante com a roupa nova para se certificar de que ela não causará nenhuma surpresa desagradável.