Mesmo que você nunca tenha tentado fazer um treino de crossfit, deve conhecer alguém que o faz. O esporte, que combina variados movimentos funcionais de alta intensidade, virou uma febre. Com ele, vieram também diversas lesões causadas por práticas inadequadas. Para entender como treinar crossfit com segurança, tiramos todas as dúvidas com o ortopedista e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Márcio Schiefer.
Quais as lesões que a prática de crossfit pode ocasiosar? Em que regiões do corpo e quão graves são elas?
São muitas lesões. Na verdade, ainda existe uma controvérsia: ouvimos muito falar que crossfit causa várias lesões, que a taxa de lesões com crossfit é mais alta do que em outros esportes. Isso é controverso, não é bem assim. É claro que um esporte de alta intensidade causa lesões, mas a taxa de lesões não é mais alta que em outros esportes da mesma categoria. De qualquer maneira, o crossfit pode causar lesões. As regiões do corpo mais afetadas são: em primeiro lugar, ombro; em segundo, coluna lombar; e, em terceiro, joelhos. O ombro é uma das articulações mais comprometidas porque depende muito da musculatura para estabilizá-lo. Então, se você leva a musculatura à fadiga,o ombro fica mais suscetível à lesão.
Marie Claire Beauty TUudo
O que exatamente no crossfit gera lesão: prática excessiva, falta de alongamento, pesos inadequados?
Diversas condições. Em primeiro lugar, o mau preparo físico, no caso de um indivíduo que era sedentário e começa a praticar atividade de alta intensidade, sem antes ter um preparo físico. É aconselhável que uma pessoa não comece direto a praticar o crossfit porque é uma atividade de alta intensidade. Se o paciente me diz que só faz uma caminhada, antes de partir para o crossfit recomendo corrida, musculação, algo para ganhar condicionamento muscular e aeróbico. Outra questão é a técnica inadequada: a execução dos exercícios de maneira errada pode aumentar as chances de lesão.
Falta de alongamento também é uma causa de lesão, que favorece sua ocorrência. No crossfit, tem bastante exercícios de alongamento, a mobilidade articular é bastante trabalhada nesta modalidade, justamente a fim de evitar lesões.
Existe algum grupo com maior predisposição à lesão?
Existe. Quanto maior o tempo de prática no crossfit, parece ser maior o risco de lesão. Isso pode acontecer por alguns motivos. Primeiro pela exposição: alguns trabalhos mostram que pessoas que praticam crossfit há mais de um ano têm um risco maior de terem lesões do que aquelas que praticam há menos tempo. Em segundo lugar, porque com o tempo, as cargas crescem e o treino fica mais puxao.
Como driblar as lesões?
Procurando um box com instrutores certificados. A prática do crossfit ou de qualquer outra modalidade deve ser feita sob supervisão de um profissional capacitado. E a marca crossfit tem boxes cadastrados que podem dar esse tipo de treinamento para os atletas. O segundo ponto é saber seus próprios limites. Uma característica do crossfit que está muito ligada ao surgimento de lesões é que o treinamento leva à exaustão muscular – muitas repetições, com intervalos pequenos de descanso ou sem descanso.
Há algum caso em que a pessoa deva considerar interromper a prática esportiva?
O treinamento deve ser interrompido sempre que a pessoa sinta dor. Não se deve treinar com dor, porque é negligenciar uma potencial lesão.
Em geral, há alguma contraindicação para o crossfit?
A contraindicação ao crossfit é a mesma sugerida a qualquer outro exercício de alta intensidade. Antes de começar uma atividade física, é recomendável que o indivíduo procure um médico, cardiologista. Faça uma avaliação para ver se está tudo bem com o ponto de vista cardiológico. Se a pessoa tem alguma condição cardiovascular e não sabe, o risco de ter algum problema fazendo esse tipo de atividade física é alto.
Do ponto de vista ortopédico, não existe uma contraindicação. A pessoa tem que adaptar o treino às próprias condições ortopédicas. Se ela tem um tipo de problema, por exemplo, no ombro, e sente dor em um exercício específico, deve evitar esse tipo de exercício.