"O loiro ao estilo da Califórnia, deve ter a mesma tonalidade do cabelo de uma moradora do estado norte-americano, aquela mulher que passa o verão na praia, em setembro”, explica Sebástien Maurizio, especialista em cor do salão francês Dessange. “O cabelo é muito brilhante e mesmo a base natural diminui infinitas nuances graças à exposição ao sol.”
Sébastien Maurizio avisa: “O loiro californiano difere de acordo com a cor natural do cabelo”. Tradução: não se pode obter o loiro de Blake Lively de primeira se a cor original foi castanha. Mas não desanime: indo aos poucos, é possível conseguir um tom próximo.
Loiro californiano, uma cor em nuances
O loira da Califórnia deve ser ao mesmo tempo muito luminosa e com muitas nuances, embora pareça bastante natural. Para obtê-lo, Sébastien Maurizio recomenda a técnica balayage. "Ela deixa a raiz natural e ilumina sutilmente. A transição é muito leve, um pouco como um sombreado, e é possível deixar mais ou menos claro, de acordo com a tonalidade natural.” O efeito desejado? A impressão de que acabamos de passar dois meses à beira-mar e que nosso cabelo naturalmente clareou.
Qual técnica para ter o loiro californiano?
O primeiro passo é identificar a textura do cabelo e seu tom natural. Então, a iluminação vem em vários estágios: “Se a primeira balayage busca um resultado muito claro, não se obtém o resultado natural que se deseja”, explica o especialista. À medida que avança, o clareamento é mais pronunciado e o cabelo fica menos sensível.
“O balayage é uma técnica mais leve, que diminui a sensibilidade do cabelo”, diz ele. Deixando a raiz natural, o crescimento acontece de maneira transitória, sem a obrigação de retocar raiz.
O loiro californiano é para quem?
“Para todos!”, tranquiliza Sebastien. No entanto, ele insiste na necessidade de respeitar a tonalidade natural de cada mulher. Em bases castanhas, é importante manter uma porcentagem natural. “O que criamos com o loiro californiano é a profundidade da cor. Morenas naturais sempre terão um resultado mais quente.”
Como manter o loiro californiano?
Diariamente, é bom usar um shampoo para cabelos coloridos. Pode levar entre oito e 12 semanas para que a raiz fique muito escura. Quando perguntado se há uma época boa para adotar o loira da Califórnia, Sébastien Maurizio aconselha uma antecedência de duas ou três semanas em relação às férias. “Também pode-se adotar o tom no outono ou no inverno, para restaurar um brilho saudável”, acrescenta.