Sozinhos, eles agem como vetores de mensagens no coração de nossas células e são capazes de reviver processos naturais em declínio por causa da idade, poluição ou estilo de vida. Estamos falando dos peptídeos, cadeias compostas de um maior ou menor número de aminoácidos, elementos constitutivos de proteínas do nosso corpo, colágeno incluso. Eles são, portanto, essenciais para a beleza da pele, unhas e cabelos.
Em caso de lesão, os peptídeos dizem ao corpo para concentrar os esforços na articulação. O mesmo ocorre quando a pele envelhece prematuramente. Eles podem aumentar a produção de colágeno ou ácido hialurônico para um auto-reparo. Por isso, aplicá-lo na pele a faz acreditar que houve uma lesão e que é necessário estimular os processos de produção de colágeno.
A ação antienvelhecimento dos peptídeos
Rugas, perda de firmeza, flacidez ... Aos primeiros sinais de idade, os peptídeos são capazes de ativar a renovação celular, mas também a fazer os fibroblastos produzirem mais colágeno e elastina para tornar a pele mais elástica, mais firme e retardar o aparecimento de rugas. Eles também afetam a uniformidade da pele, fazendo com que as células produzam menos melanina, o que leva a manchas e hiperpigmentação.
Há também peptídeos são anti-inflamatórios, que reduzindo o estresse oxidativo na origem do envelhecimento da pele, especialmente em áreas urbanas.
Quais peptídeos são efetivos contra o envelhecimento da pele?
Existem cem tipos, mas alguns peptídeos são mais eficazes para a pele. Para aproveitar ao máximo sua ação antienvelhecimento, eles devem estar associados uns aos outros:
- Oligopeptídeos trazem oligoelementos para a pele para estimular o colágeno
- Peptídeos inibidores de enzimas reduzem a degradação natural do colágeno pela pele
- Peptídeos de sinal enviam mensagens para diferentes partes da pele para produzir colágeno, elastina e outras proteínas
- Os peptídeos neurotransmissores bloqueiam a liberação de toxinas responsáveis pela contração muscular das linhas de expressão, suavizando as rugas
Como otimizar a ação antienvelhecimento dos peptídeos?
Embora os peptídeos sejam extremamente úteis para ajudar a pele a se regenerar, eles são ainda mais eficazes quando combinados com ingredientes ativos antienvelhecimento, como os antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele ou a vitamina C, que age na uniformidade da pele.