Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Inferno astral, retorno de Saturno… Entenda o significado dos principais eventos astrológicos na sua vida

$
0
0
NÃO INTERPRETE ESSES EVENTOS COMO PRAGAS QUE CAEM DO CÉU PARA ESTRAGAR TUDO (Foto: Thinkstock)

Alguns termos astrológicos, quando mal compreendidos, são associados a fases ruins, situações desagradáveis ou sentimentos de inadequação. Em alguns casos costumam servir, inclusive, de desculpa para justificar o que está difícil de encarar ou o que não deu certo. A verdade é que não existe “tempo ruim” no Universo.

Os aspectos astrológicos sempre apontam para possibilidades de desenvolvimento, que às vezes incluem ter que parar um pouco para reavaliar uma decisão ou esperar o momento certo para agir e compreender o significado de determinada experiência de vida. Quem já não ouviu falar sobre “Mercúrio retrógrado”, “retorno de Saturno”, “inferno astral” ou “Lua fora de curso” e não ficou com medo, como se fosse uma praga que cai do céu para estragar tudo? Mas não é bem assim que funciona.

Essas épocas poderão também ser bastante positivas, se forem aproveitadas para reflexões, análise de ciclos, direcionamento de escolhas mais conscientes e estruturação de uma nova fase de vida.

Confira a seguir o que essas expressões representam na linguagem da Astrologia:

INFERNO ASTRAL
O mês que antecede o aniversário é chamado, popularmente, de “Inferno Astral”. Apesar de a nomenclatura sugerir algo pesado e sofrido, nem sempre será sentido como uma fase ruim. Esse período se refere ao último mês de um ciclo completo do Sol, que leva um ano para percorrer as constelações e dar uma volta inteira no Zodíaco, finalizando então um determinado processo de desenvolvimento, que para cada pessoa será diferente.

Pela Astrologia, cada aniversário representa o início de uma nova etapa de vida, com um “plano de vôo” definido pela Revolução Solar e impulsionado pelos trânsitos dos planetas, que orientará possíveis percursos em direção à evolução. O último mês, antes do aniversário, representa o fechamento desse processo e o preparo para o próximo ciclo que começará quando o Sol, no céu, estiver no mesmo grau, minuto e segundo do Sol natal (o instante do aniversário).

Normalmente, esse período incentiva maior interiorização. É como se “fechar para balanço” e atualizar a consciência com o que foi vivido durante todo o ano. Aquele momento de avaliar perdas e ganhos, analisar os resultados e verificar se o saldo está positivo. Se houve “lucro”, o inferno astral poderá ser um período de tranquilidade e de satisfação pessoal. Já se as contas não fecharam, será uma boa hora de aprender com os erros e traçar um plano estratégico para aproveitar melhor o próximo ano.

O INFERNO ASTRAL NÃO DEVE SER SENTIDO COMO UM PERÍODO RUIM (Foto: Thinkstock)



“Chorar o leite derramado” ou resistir às mudanças impostas pela realidade pode trazer desgaste emocional nesse período. Daí a alusão ao sofrimento. Mas também é possível transformar a tal “crise” em uma oportunidade de recomeçar de um jeito diferente - determinando novos projetos, metas e objetivos para o próximo ciclo.

Importante: não se deve começar nada nessa época. A partir do aniversário, além do caminho ficar mais iluminado, o Sol garantirá maior vitalidade e entusiasmo para se colocar os planos em ação. Novas chances virão!

RETORNO DE SATURNO
Cada planeta demora um período de tempo diferente para completar sua trajetória em torno do Sol. O ciclo de Saturno é de 28 anos, aproximadamente. No mapa astrológico, o tal “retorno de Saturno” significa que o planeta em questão se encontra no céu na mesma posição em que estava no momento do nascimento da pessoa. Por isso, acontece entre os 28 e 30 anos. A psicologia também se refere a essa fase, como “a crise dos 30”.

Nesse momento, cai uma ficha de que “a vida é para você” e que o futuro será construido a partir das escolhas que fizer. A responsabilidade em relação ao próprio projeto de vida fica maior, é a hora de se comprometer com planos de longo prazo e assumir uma postura mais séria diante da vida. Essa época pode trazer confrontos com o que está mal resolvido, apontar medos e deficiências.

Um choque de realidade, às vezes, causa frustrações ou abalos na autoestima, principalmente para os sonhadores que idealizam demais os relacionamentos e a vida. É comum, durante o retorno de Saturno, que as pessoas tomem decisões que marcam o fim de um ciclo e o início de outro, visando projetos mais permanentes. Para cada pessoa será uma experiência diferente, dependendo da posição de Saturno no mapa de nascimento. Mas o denominador comum será a responsabilidade com o que se quer construir, o esforço, a disciplina e a determinação para se alcançar os objetivos.

Saturno é o “Senhor do Tempo”, por isso, neste período, a busca pelo prazer imediato cede lugar às metas para a próxima década ou até mesmo para a vida como um todo, o que garantirá a construção de uma estrutura firme que proporcionará mais estabilidade e segurança.

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Como os planetas do sistema solar se movimentam ao redor do Sol, em alguns momentos dessa trajetória, Mercúrio, visto da Terra, parece andar para trás. Isso acontece umas três vezes por ano e costuma interferir nas áreas regidas por esse planeta: comunicações, deslocamentos, rotinas, documentos, contratos, equipamentos que facilitam as tarefas diárias, atividades comerciais e intelectuais. O trânsito costuma ficar mais complicado, podem ocorrer atrasos, imprecisão nas informações, esquecimentos, distrações e imprevistos que dificultam o fluir natural dos acontecimentos. Mas não quer dizer que não se pode fazer nada nesses períodos.

O ideal, na verdade, é prestar mais atenção nas tarefas, fazer uma coisa de cada vez e se certificar de que não houve nenhum erro – e-mail que não chegou ou compromisso fora da agenda. No caso de ter que firmar algum contrato, revisar todas as cláusulas antes de assinar permitirá questionar algum ponto desfavorável e evitar problemas futuros. Não pode se atrasar? Sair mais cedo poderá garantir maior pontualidade. É importante saber que sempre se pode contornar os obstáculos de maneira inteligente e ser mais flexível diante de alguma contrariedade.

Em compensação, a fase de Mercúrio retrógrado é excelente para reflexões, leituras, estudos, investigações, pesquisas e para adquirir um olhar mais profundo sobre a vida. Os relacionamentos, nessa fase, podem se aprofundar com conversas sobre os assuntos mais delicados da convivência. Os pensamentos se voltarão para temas existenciais e as respostas poderão ser surpreendentemente libertadoras. A dica de Mercúrio retrógado é diminuir a correria para enriquecer a vida com detalhes que não foram considerados anteriormente.

Mercúrio estará retrógrado até o dia 10 de fevereiro!

LUA FORA DO CURSO
O ciclo da Lua é de 28 dias, tempo que demora para dar uma volta completa no Zodíaco. Isso significa que, a cada mês, a Lua percorre todos os signos, num intervalo de mais ou menos 2,5 dias em cada constelação. Nessa trajetória, a Lua forma ângulos específicos com os demais planetas (de zero, 60, 90, 120, 150 e 180 graus) chamados na Astrologia de “aspectos”. Mas em certas posições, pode ocorrer de não formar aspecto algum, que é definido como “Lua fora de curso”.

Como a Lua representa, entre outras coisas, o emocional, quando ela está fora de curso, as impressões podem ficar em  desacordo com a realidade, o que torna aquele período um tanto improdutivo. Nada acontece, literalmente. Esforço inútil, perda de tempo ou movimentos confusos, que não levam a nenhum lugar, podem acontecer durante algumas horas de um determinado dia nesse período. Melhor então não inventar nada importante para fazer nessas horas. Aproveitade para sonhar, meditar, relaxar, arrumar suas coisas e cumprir tarefas de rotina.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965