1. BELISCAR
Você não é uma dermatologista e, por isso, não deve espremer espinhas, remover pelos encravados ou tentar resolver qualquer outro problema da sua pele, porque essa é uma das maiores agressões e pode ter efeitos permanentes. “Quanto mais as pessoas apertam as espinhas, mais inflamação elas criam. O resultado são as cicatrizes que podem durar meses ou ficar pra sempre”, explica a dermatologista Rachel Nazarian.
2. ESFOLIAR EM EXCESSO
Esfoliar a pele é importante para remover células mortas, controlar a oleosidade e se livrar de cravos e espinhas. Mas, ela deve ser feita com moderação - e não diariamente. O ideal é consultar um profissional para ele avaliar a necessidade de acordo com o seu tipo de pele.
3. LAVAR EM EXCESSO
Além da exfoliação, a lavagem é outro hábito que pode fazer sua pele sofrer. Não se esqueça de que a pele é um órgão superdelicado e você deve tomar cuidado com o que usa nela - e com que frequência. “A maioria tende a usar sabonetes ásperos que eliminam os óleos naturais e rompem o pH ideal da pele”, diz a dermatologista. “Lavá-la demais irá causar ressecamento e rachaduras. Como consequência, ela ficará mais propensa a infecções e ainda podem aparecer os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.” Para garantir que você não resseque sua pele, opte por sabonetes com ação hidratante que limpam de forma suave.
4. USAR OS MESMOS PRODUTOS O ANO TODO
Sua pele precisa de cuidados diferentes em cada temporada do ano. Segundo a esteticista Renée Rouleau, no inverno você deve focar na hidratação; na primavera o ideal é limpar e exfoliar a pele para revitaliza-la após o ressecamento causado pelo frio; o uso protetor solar e produtos antioxidantes - que têm qualidades protetoras poderosas - é fundamental no verão. Nesta estação, opte por produtos sejam leves, pois o ar é mais úmido. E no outono você pode aumentar a frequência da exfoliação para reparar a pele de possíveis danos causados pelo sol.
5. PUXAR A PELE AO REDOR DOS OLHOS
Essa é a parte do rosto em que a pele é mais fina e onde os primeiros sinais de idade costumam aparecer. “Puxar a pele ao redor dos olhos para colocar as lentes de contato ou para aplicar delineador e remover a maquiagem de forma agressiva podem criar desgaste em fibras de colágeno e elasticidade, causando linhas de expressão visíveis e rugas prematuramente”, diz a esteticista. Por isso, você deve ter cuidado na hora de fazer essas ações. “Comece a aplicar creme para a região ao redor dos olhos - e de preferência com o dedo anelar -, pois ele é mais fraco”, aconselha.
6. BRONZEAR-SE E/OU NÃO USAR PROTETOR SOLAR
“Qualquer bronzeado é uma agressão a pele, mesmo que seja leve”, afirma Rachel. “Com a exposição repetida à radiação UV, as células da pele podem sofrer mutação, resultando no câncer de pele. Além disso, o sol também pode causar sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez, manchas marrom e tom desigual.” Para evitar tudo isso, você deve se proteger diariamente. “Todos os dias, faça chuva ou sol, os raios UV invadem sua janela de casa, do carro ou do escritório. Se você não quiser usar vários produtos, compre um hidratante com proteção solar. E lembre-se que o protetor solar é o melhor produto antienvelhecimento que você pode usar.”
7. FUMAR
Se você precisa de mais um incentivo para largar o cigarro, saiba que sua pele irá agradecer muito. Além de causar o envelhecimento precoce e rugas na pele, ele coloca sua saúde em risco, pois aumenta os riscos de câncer.
8. NEGLIGENCIAR OS CUIDADOS ESSENCIAIS
Apenas lavar a pele com o sabonete não é o suficiente para mantê-la saudável. "Lavar o rosto pela manhã não satisfaz sua cota de cuidados diários. A pele precisa ainda de hidratação, proteção e exame anual para detectar o câncer de pele que pode ser tratado - e curado - se for identificado logo no início."