Atualmente com mais de 300 mil seguidores no Instagram, a empresária mineira Lyvia Mendes se tornou uma inspiração para mulheres que tentam perder peso, mas não conseguem. A blogueira emagreceu 25 kg em um ano sem recorrer a remédios ou a dietas super restritivas.
"Não existe milagre", contou à Marie Claire sobre as mudanças em sua vida, que começaram de uma forma curiosa: com a crítica de amigas durante uma viagem à praia. Elas alertaram Lyvia sobre estar cheinha, e foi neste dia que a mineira prometeu a si mesma voltar ao mesmo local em um ano mais magra.
"A gente conversa e comenta sobre tudo, então não vi [o comentário] como uma maldade. Eu faria o mesmo. No fundo, foi o que fez começar minha mudança, iniciada a partir dessa dia", lembrou.
A blogueira, que dá dicas sobre saúde e bem estar na rede social, colocou como meta emagrecer 10 kg em um ano depois da conversa com as amigas, mas acabou perdendo até 25 kg apenas com reeducação alimentar e atividades físicas.
No início, a empresária tentou emagrecer até 5 kg em um só mês com métodos pouco saudáveis, mas na hora de se pesar, via que não era possível, então decidiu perder apenas 1 kg a cada 30 dias. "Antes, usava remédios, fazia dieta da moda, mas era quase impossível perder 3 kg. Quando comecei o [método de perder] 1 kg por mês [com reeducação alimentar], acreditei que conseguiria", afirmou.
Mendes recorreu à atividades físicas para acelerar seu gasto calórico e estudou sobre composições alimentares, pois na época não tinha acesso a um nutricionista. "Comia de três em três horas de forma saudável e avaliava meu gasto energético comparado à ingestão calórica", descreveu.
Um ano depois, ela retornou à mesma praia, com a autoestima lá em cima e bem diferente do que há 12 meses. "Minhas amigas comentaram que estava mais magra [desta vez]", afirmou.
ANSIEDADE ENGORDA
A jovem, que sempre foi uma criança magra e assim chegou à adolescência, se descuidou da alimentação quando deixou a casa dos pais para cursar publicidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Mas foi um drama familiar que a deixou completamente desorientada em relação à sua saúde e dieta. Há seis anos, sua irmã faleceu em um acidente de carro, que devastou sua família. "Minha alimentação não era minha prioridade na época", lembrou. Foi a partir deste momento em que começou a ganhar peso.
Além da dieta e dos exercícios, buscar equilíbrio emocional foi um dos segredos de Lyvia para emagrecer. "O ponto importante que aprendi é o controle de ansiedade. Aprendi a conversar comigo mesma e a me cobrar sobre as vontades momentâneas. Eu dizia para mim mesma que a vontade [de ingerir alimentos calóricos] iria passar".
Para ela, qualquer pessoa pode emagrecer se mudar os hábitos alimentares e persistir na dieta, mesmo abusando de vez em quando. "Eu aconselho a acreditar no seu sonho, seja emagrecimento ou alguma outra coisa. O importante é trabalhar a ansiedade e acreditar que está buscando uma vida melhor para sempre, porque reeducação alimentar é para sempre", concluiu.