Cumprir todos os compromissos do dia e ainda ter tempo para cuidar da beleza parece inviável, mas saiba que não tem nada de impossível nisso. Nem a rotina atribulada nem a preguiça são empecilhos para se ter cabelos e pele bem tratados.
Segundo a dermatologista clínico-cirúrgica e estética Camila Vasconcelos, do Rio de Janeiro, já existe no mercado diversos produtos indicados para serem usados na hora do banho, como os hidratantes com enxágue. “Destaco o ‘Body Concept Hidratante in Shower’, da Dermatus, o ‘Hidrashower’, da Dermage, e o ‘Crema da Bagno’, da Ada Tina, que tem uma fragrância divina”, conta ela.
Basta aplicar uma camada generosa em todo o corpo, ainda dentro do box. “Na sequência, o ideal é tomar uma chuveirada bem rápida para manter a camada hidratante. Depois de enxuta com a toalha, a cútis fica com uma película sedosa”, conta a Dra. Camila.
Por terem um poder de hidratação menor do que os sem enxágue, o ideal é usá-los duas vezes ao dia.
Outro ótimo aliado, segundo a especialista, é o óleo de banho, indicado para as áreas extremamente secas e região suscetível à estria. O ideal é aplicá-lo na cútis ainda úmida para uma melhor absorção. “Mas alerto que pacientes com tendência à acne no colo e dorso evitem o uso, já que os óleos são bem mais hidratantes do que os cremes.”
O destaque fica por conta do “Óleo de Banho Hidratante Amêndoa”, da L’Occitane, e o “Body Oil”, da Neutrogena, que “tem uma textura mais leve”.
Camilla cita ainda os esfoliantes, tanto corporais quanto faciais, que devem ser usados semanalmente também durante o banho. “O vapor dilata os poros, potencializando o efeito do produto”, explica. “Resultado: pele sedosa, como se tivesse acabado de fazer um peeling de cristal. Gosto do ‘Normaderm Limpeza 3 em 1’, da Vichy, e do ‘Compose Sugar’, da Dermage.”
Além disso, a especialista reforça a necessidade do uso de máscaras capilares, cerca de três vezes na semana. “O mais recente tratamento in shower para melhorar textura dos cabelos é o quarteto Dercos Instant Filler, da Vichy. Ele conta com shampoo, creme reconstrutor da fibra capilar, condicionador e máscara. O tratamento completo é feito em quatro passos com duração de 10 minutos. Por isso, o recomendado é fazê-lo por duas semanas apenas”, indica Camila. “Funciona como uma cauterização domiciliar, ótima alternativa para a manutenção dos efeitos dos tratamentos no salão.”