Dois ingleses que se conheceram e iniciaram uma relação quando eram homens vão se casar como duas mulheres após ambos se submeterem a cirurgias de mudança de sexo. Parma Bertoli, de 59 anos, e sua companheira Stephanie Nickles, de 43, se conheceram em 2004, com identidades masculinas.
Stephanie se submeteu à cirurgia de mudança de sexo em 2006, após o seu caso ser aprovado pelo sistema nacional de saúde no país. Parma fez a mesma cirurgia e se tornou mulher em 2008. O casal, que vive em Warndon, também conseguiu mudar os seus documentos para adotar identidades femininas.
Os planos de casar tiveram que ser antecipados após Parma ser diagnosticada com um tumor no cérebro, em outubro do ano passado. Os médicos deram a ela menos de um ano de vida.
“Eu sei que eu tenho um tempo muito curto, mas isso representa um mundo ainda para nós nos casarmos- vai absolutamente ser incrível”, disse ao jornal “Daily Mirror” Parma, uma ex-fiscal de saúde pública. “Gênero nunca foi uma questão na nossa relação. Somos apenas duas pessoas que se encontraram e que se gostam e se apoiam.” Veja abaixo o vídeo feito com o casal pelo "Dailor Mirror":
As duas ficaram noivas em 2009, quando Parma surpreendeu Stephanie com o pedido quando elas estavam numa joalheria. “Estávamos numa joalheria olhando anéis e, quando me virei, Parma estava de joelhos. Ela olhou para mim e disse: ‘Quer casar comigo?’ e claro que disse sim”, lembra Stephanie.
A vida das duas teve uma reviravolta após Parma começar a sentir fortes dores de cabeça no começo do ano passado. Os médicos a diagnosticaram com um glioblastoma multiforme, um agressivo tumor no cérebro que, mesmo após uma cirurgia, se mostrou incurável.
Desde então, Stephanie, que trabalhava como escultora, largou o trabalho para cuidar da namorada. “Casar para nós significa muito para nós, é o que vai fazer nossas vidas completas. Queremos casar porque nos amamos e não temos certeza se Parma estará aqui no próximo ano.”
Praticamente sem renda, as duas não têm mais dinheiro sequer para as alianças, segundo Stephanie, que iniciou uma campanha pedindo doações para tornar o sonho das duas possível. “Minha namorada sempre quis viver esse momento especial e nós precisamos realmente levar isso adiante porque minha situação piora a cada dia”, diz Parma.