Sim, as bebidas alcoólicas, quando consumidas moderadamente, podem trazer benefícios à saúde. O efeito mais conhecido de algumas delas é a redução de problemas cardíacos. “O vinho é o campeão nesse quesito porque contém substâncias que protegem o coração”, diz a nutricionista Caroline Dalcero, do Spa Posse do Corpo, do Rio de Janeiro. A cerveja também tem pontos positivos. “Há nela minerais importantes para os ossos.” Para tirar melhor proveito das happy hours, fizemos um raio x das bebidas mais consumidas nessa época do ano.
VODCA
Destilada sob calor intenso, tem teor alcoólico alto (de 35% a 60%). Benefícios: Devido ao baixo nível de sódio, é permitida para hipertensos. “A vodca ajuda a reduzir o risco de artrite, diminuir o estresse e melhorar o sistema circulatório”, diz Caroline. Desvantagens: Não tem açúcar, porém a caipirinha leva frutas e é adoçada, fazendo o ponteiro da balança subir. Aperitivo ideal: Alimentos crus, como carpaccio, mortadela sem gordura e azeitonas. Quantidade segura: Uma dose, com pouco (ou nenhum) açúcar. Calorias: Uma caipirinha (200 ml) de morango tem cerca de 310 calorias e a dose pura tem 100.
VINHO E CHAMPAGNE
Ricos em antioxidantes, têm médio teor alcoólico (de 12% a 15%). Benefícios: Contêm resveratrol, que diminui as taxas de LDL (o colesterol ruim). “Os flavonoides presentes no vinho tinto ajudam a combater os radicais livres e blindam o coração dos efeitos das gorduras”, diz Caroline. Desvantagens: Tem altas taxas de açúcar. Também são contraindicadas para quem sofre de doenças graves do fígado e tem pressão alta descontrolada. Aperitivo ideal: Queijos menos gordurosos, como mussarela de búfala, ricota e cottage. Quantidade segura: Duas taças. Calorias: Entre 100 e 110 por taça de 125 ml.
SAQUÊ
De origem japonesa, contém cerca de 20% de teor alcoólico. Benefícios: Protege o sistema imunológico, estimula o cérebro e ajuda a regular o colesterol. Desvantagens: É um fermentado mais forte do que o vinho e o champanhe e pode causar uma ressaca maior. Aperitivo ideal: Sushi e sashimi. Quantidade segura: Uma dose, tanto a caipirinha quanto puro. Calorias: Uma caipirinha (200 ml) de morango tem cerca de 350 calorias. Puro, o valor calórico cai para 150.
CERVEJA
É a opção com menor teor alcoólico, principalmente as versões pilsen e light (de 2,5% a 4,5%). As escuras são as mais fortes (7%). Benefícios: O lúpulo e a cevada favorecem o equilíbrio gastrointestinal. “É fonte de antioxidantes que protegem o coração e vitaminas do complexo B”, diz a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria, de São Paulo. Desvantagens: Tem estimulantes de secreção de ácido gástrico, o que pode causar refluxo e azia, aumentar a pressão arterial e causar desidratação. Aperitivo ideal: Opções menos calóricas, como picles e iscas de peito e de frango assado. Quantidade segura: Duas canecas de 250 ml. Calorias: 150 por 350 ml.