Ao longo de 2012, o fotógrafo irlandês Richard Mosse e sua equipe se infiltraram em zonas de guerra e conflito no leste da República Democrática do Congo. Passaram por regiões de emboscada, massacres e violência sexual. O resultado foi o projeto “The Enclave”, que mostra todos os registros feitos por Mosse durante esse período, com um diferencial: tudo projetado com tecnologia de infravermelho. As paisagens, geralmente verdes ou acinzentadas, ganham destaque em tons de rosa e roxo.
O objetivo do artista, conhecido por usar o infravermelho em seus trabalhos, foi dar outra visão à fotografia de guerra. Principalmente no Congo, onde mais de 5 milhões de pessoas já morreram por causa da guerra, desde 1998. "A ideia era usar este meio para ver o invisível, revelar o oculto e tornar visível este conflito esquecido. Isso realmente funciona em um nível muito simples através da paleta de cores. O rosa é tão surpreendente, chocante e não-convencional que realmente faz as pessoas pararem”, diz ele em nota oficial sobre o projeto.
"The Enclave" está em exibição na galeria Fondaco Marcello, em Veneza, na Itália, até 24 de novembro de 2013. Para conferir mais imagens da exposição, clique aqui ou na foto abaixo.