O dono de um restaurante na China resolveu economizar na folha de pagamento substituindo os garçons por robôs. A casa, localizada em um shopping da cidade de Ningbo, na provínicia de Zhejiang, tem se tornado um ponto turístico graças a seu staff futurista.
Na verdade, cada robô custou US$ 9,4 mil (cerca de R$ 24,3 mil), mas o dono do restaurante, Lu Dike, afirmou à emissora “Fox News” que deve economizar os custos no longo prazo. Os garçons automáticos pegam pedidos e são programados para falar até 40 frases em mandarim. Clique para assistir ao vídeo:
Cada máquina se move pelo salão do restaurante usando um sensor ótico que o impede de esbarrar em mesas ou clientes. Eles são equipados com uma bateria que dura até 8 horas e uma expectativa de duração de até 5 anos.
O proprietário diz que muitos clientes o perguntam se algum dos garçons-robôs estão à venda. “Pelo menos uma vez por dia alguém me pergunta se eu não quero vender um deles. Quem sabe? Talvez possa ser uma boa alternativa de diversificar o negócio”, disse.