Madonna esteve no final de março em Malauí para acompanhar de perto o trabalho de escolas que construiu em parceria com a ONG BuildOn. No entanto, a presidente do país, Joyce Banda, não parece muito satisfeita com isso.
De acordo com o jornal britânico “The Sun”, Banda estaria acusando a pop star de voltar atrás em sua promessa de construir uma academia de 10 milhões de libras. A cantora teria falado isso quando adotou seus filhos, Mercy James e David Banda no país. Além de debochar de uma suposta carta de contato que estaria cheia de erros ortográficos, a presidente definiu a passagem da cantora pelo local como “um insulto ao povo de lá”, já que ela trocou o primeiro acordo pelo financiamento de 10 escolas, sem pedir autorização do governo.
Em vídeo para o site do jornal “Telegraph”, Madonna deu sua resposta a governante: “Quero dizer que estou aqui pois me preocupo muito com as crianças do Malauí. Minhas razões nunca mudaram. Essa é a minha principal prioridade”. A ministra da Educação do país, Eunice Kazembe, também deu uma declaração em entrevista à emissora BBC, explicando o motivo da revolta de Joyce. "Primeiro ela não construiu escolas inteiras e sim salas de aula em instituições já existentes. Além disso, ela fez um acordo de construir universidades e não cumpriu, mudando o projeto sem nos consultar".