A temporada de inverno 2015 do SPFW começa nesta segunda-feira (3) e já no primeiro dia traz uma grande novidade: Patricia Bonaldi se apresenta pela primeira vez na maior semana de moda brasileira. “Estou me sentindo muito realizada de alcançar mais essa etapa da minha carreira”, contou à Marie Claire.
Esse passo importante fecha um ano de grandes estreias para a estilista mineira. O primeiro desfile em São Paulo acontece logo depois da primeira apresentação de Patricia Bonaldi em um hotel em Paris, durante a semana de moda da capital francesa. “Foi muito incrível ter sido prestigiada por vários veículos estrangeiros importantes. Foi como o primeiro evento no Brasil. É um ótimo caminho a percorrer, não só para aparecer”, comemora.
Agora, é a hora de a marca mais jovem da estilista, a Pat Bô, subir à passarela e atrair ainda mais os holofotes fashion, desta vez, na capital paulista. Ansiosa? Muito! Mas ela encara também como uma conquista já aguardada: “Eu sempre digo que meu caminho foi diferente. Primeiro, preferi fortalecer a minha marca em multimarcas e a minha presença no varejo, para só depois começar a fazer desfiles. É óbvio que venho me preparando para isso há muito tempo, mas é uma ansiedade imensa. É um tipo de reconhecimento do meu trabalho como designer e não só como uma pessoa que vende bastante. É o reconhecimento de alguém que cria moda e lança tendência.”
A coleção a ser desfilada será superfashionista, assim como ela define a Pat Bô. “É onde eu trabalho com mais tendência. São roupas vanguardistas”, explica. “Já a marca Patricia Bonaldi, que veio antes, é mais clássica, mais feminina. Um vestido dura várias coleções sem ficar datado.”
Segundo a estilista, a marca mais nova “nasceu em berço de ouro”. Inevitavelmente, cresceu muito mais rápido. “Já assinamos duas coleções com a C&A. Isso é um bom termômetro do potencial que a marca tem”, justifica. E para o inverno, as clientes podem esperar peças com pegada étnica medieval, bem celta – o tema da coleção do desfile. Destaque para o uso da lã, cortes impactantes e cartela de cores sóbrias – branco, preto e vermelho.
A pegada fashionista que permeia as coleções, claro, garantiu a Patricia uma lista estrelada de clientes - Marina Ruy Barbosa, Fiorella Mattheis, Giovanna Ewbank, Thassia Naves, Camila Coutinho -, mas que ela define como um “processo orgânico”. “Óbvio que ter essas pessoas vestindo as minhas peças potencializa e multiplica a repercussão do que eu tenho feito. Porém, isso não seria possível se os produtos não fossem algo que elas desejassem, na qual elas confiassem. Não acho que é uma definição de sucesso que vem delas para mim. Acho que nesse caso, as roupas é que vencem”, avalia.
Prova da qualidade está também no ótimo resultado de vendas no exterior. “Por isso, o meu plano é continuar fazendo as apresentações de Patricia Bonaldi, em Paris, e de Pat Bô, em São Paulo.”
TENDÊNCIAS DE MODA FESTA!
E já que ela se tornou referência quando o assunto é vestido de festa, pedimos para que listasse cinco tendências da vez:
- Comprimento midi: “Ele veio para ficar. A brasileira resiste um pouco na hora de usar, por causa do nosso biotipo [mais baixinho e com curvas], mas já tem muita gente aderindo.”
- Estampa: “É sem dúvida uma grande aposta para festa.” Destaque para o floral, que costuma dominar as coleções da estilista!
- Transparência: “É um detalhe que tem muito a ver com brasileira, por conta da sensualidade. Brincar com cores e transparência é um jeito de fugir do óbvio.”
- Estrutura: “Tenho gostado muito de vestido longo bem estruturado na saia, bem recortado e sem nenhuma pedraria.”
- Alcinha: “É uma coisa que ficou muito tempo fora de moda, mas que coloquei nas minhas últimas coleções. Alças mais finas, bem delicadas, acredito que vão voltar.”