Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Experts explicam as causas e dizem as melhores soluções para os principais problemas de cabelo das mulheres

$
0
0
PARA TER O CABELO DIGNO DE UMA ANGEL, SE ALIMENTE BEM, EVITE MUITOS PROCESSOS QUÍMICOS E DESGASTE COM SECADOR, CHAPINHA E AFINS (Foto: Getty Images)

1. QUEDA DE CABELO
Opinião dos experts
Dermatologista: "A queda de cabelo pode acontecer por diversos fatores: dietas muito restritivas, manifestações genéticas, irregularidades hormonais, estresse, inflamações no couro cabeludo, além de uso excessivo de secadores e chapinhas, produtos químicos, tabagismo e poluição", afirma Gabriella Vasconcellos.
Endocrinologista: "Para este problema, é importante consumir as vitaminas A e C, que são antioxidantes que auxiliam na irrigação sanguínea, estimulando o crescimento dos fios. Elas são encontradas na cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, folhas verde-escuras, laranja, limão, morango, kiwi, mamão papaia e acerola. E as proteínas, como carnes, frango, peixes, ovos, queijos e derivados", indica Alfredo Cury.
Hairstylist: "Na maioria da vezes, a causa da queda são os agentes internos: má alimentação e falta de alguma vitamina no organismo. Neste caso, é necessário tratar a queda de dentro para fora, o que normalmente tem ação mais lenta. O grande trunfo para este problema é cuidar no início ou até mesmo prevenir, porque quando a situação chega em um estado avançado, não tem como conter a queda de forma rápida. De produtos, eu indicaria os da Nioxin", diz Didier Sá, do Salão Marcos Proença, em São Paulo.

2. CABELO SECO, QUEBRADO E COM PONTAS DUPLAS
Dermatologista: "As pontas duplas são simplesmente a fragmentação dos fios, e resultam do dano causado à cutícula do cabelo. Os fios longos estão mais expostos às agressões físicas e químicas, e portanto mais sujeitos a apresentarem pontas duplas, estarem mais secos e quebrados."
Endocrinologista: "Quem está com os fios secos e quebrados deve ingerir oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelãs, que contêm ômega 3 e vitamina B, componentes que fortalecem, hidratam e dão brilho ao cabelo. A soja oferece biotina, nutriente que previne o cabelo de ficar quebradiço."
Hairstylist: "A causa é um por causa do desgaste de modo geral, ocasionado pela química, clima e devido aos processos mecânicos, como escova, babyliss e chapinha. Desembaraçar o cabelo de forma agressiva e não usar protetor térmico e nem reparador de pontas também podem ser fatores agravantes. Para os cabelos secos, o ideal é apostar em produtos de nutrição. No caso do cabelo que está quebrado, é necessário um tratamento mais intenso. Tem que ser cremes reconstrutores que dão força, acompanhado de nutrição, para não deixar o fio muito duro porque a proteína e a queratina fazem isso com o cabelo. Para as pontas duplas, a melhor solução é cortar as pontas a cada três para eliminar de vez o problema."

3. FALTA DE BRILHO
Dermatologista: "A falta de brilho é principalmente por tratamentos químicos, como alisamentos e colorações, o uso frequente de secador, chapinha ou babyliss, além de exposição ao cloro e ao sol de forma excessiva. Aos poucos, o cabelo vai perdendo o brilho e fica mais frágil porque os fios perderam queratina, proteína responsável pela manutenção da maciez e da resistência dos fios."
Endocrinologista: "O ômega 3, encontrado no atum, salmão, brócolis, espinafre, azeite de oliva e linhaça, hidrata e auxilia na força e brilho dos cabelos. E o chá verde apresenta um alto teor de polifenóis e ômega 3, que dão brilho aos fios."
Hairstylist: "A causa pode ser o estresse ou até o acúmulo de produtos no couro cabeludo. Para isso, uma detox capilar é a melhor solução, que irá devolver o brilho e desentupir o bulbo capilar. A detox capilar, para quem tem fios muito oleosos, pode ser feita sempre uma vez ao mês, só irá trazer benefícios aos fios, já que com a limpeza desde a raiz as madeixas crescem mais saudáveis. Vale lembrar que a alimentação também interfere diretamente no cabelo", diz Marina. Os sprays de brilho podem disfarçar o problema e proporcionar brilho artificial aos fios, mas não são uma solução definitiva.

o ômega 3 e o chá verde são bons aliados na busca por fios brilhantes como o de Blake Lively (Foto: Getty Images)

4. SENSIBILIDADE NO COURO CABELUDO E CASPA
Dermatologista: "A carência de vitaminas e minerais, xampus muito agressivos, produtos químicos, sol e cloro podem ocasionar na sensibilidade do  couro cabeludo. Alguns casos mais graves podem causar vermelhidão e descamação, muitas vezes, são sintomas de doenças como o eczema ou a psoríase. Já a  caspa pode aparecer por fatores que incluem o clima seco do outono e inverno, stress, porque o estímulo nervoso faz as células se dividirem mais rapidamente, alterações nos hormônios sexuais e nas glândulas suprarrenal e tireoide."
Endocrinologista: "A biotina e outras vitaminas do complexo B encontradas nos peixes, frutos do mar, cereais integrais, carnes magras e oleaginosas, auxiliam a produção de queratina, na renovação celular e traz mais brilho e maciez ao fio. E o pepino ajuda a deixar os cabelos mais fortes, mantendo o couro cabeludo saudável. O bagaço da laranja contém fibras que diminuem a caspa e a oleosidade."
Hairstylist: "Lavar o cabelo com água muito quente estimula a oleosidade dos fios, podendo a dermatite, ou seja, ao descamamento. Neste caso, deve-se usar xampus específicos anticaspa, com orientação de um profissional. Geralmente, estes produtos limpam a raiz, mas ressecam as pontas, portanto, não se esqueça de hidratar bastante o comprimento e pontas. Nunca a raiz", diz Marina Marques, terapeuta capilar do Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

5. EXCESSO DE OLEOSIDADE
Dermatologista: "Alguns fatores são alimentação deficiente, alterações hormonais e principalmente associação de diversos produtos químicos. Quando você aplica muitos produtos para o couro cabeludo ao mesmo tempo, como tintura, alisamento etc, eles começam a se acumular, causando o excesso oleosidade."
Endocrinologista: "Morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C, formam um exército imbatível contra o excesso de oleosidade dos cabelos."
Hairstylist: "É similar as causas da caspa. Quem sempre toma banho quente terá fios oleosos com muito mais facilidade, já que a água quente abre os poros e estimula o óleo a sair. Mas pode ser problema hormonal também", afirma Marina. Já Didier diz que deve-se evitar lavar o cabelo com força. "Isso hiperativa as glândulas sebáceas, produzindo a oleosidade em excesso. O xampu de limpeza profunda também não é aconselhável para este tipo de cabelo. O couro cabeludo entende que você está tirando a oleosidade natural dele e irá produzir mais ainda. Eu indico lavar o cabelo todos os dias, em caso de oleosidade, como produtos específicos para o problema."

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965