Autor do livro “Slim by Design” (Magro pelo design), o professor norte-americano Brian Wansink e sua equipe visitaram 27 restaurantes para estudar o layout de cada um deles e descobrir o que as pessoas comiam em cada uma das mesas. A descoberta foi que a localização da mesa tem muito a ver com o que os clientes do restaurante consomem, conscientemente ou não.
Segundo eles, os clientes que se sentam nas mesas mais altas de bar, por exemplo, tendem a pedir mais salada; assim como os que se sentam em lugares mais visíveis costumam fazer escolhas mais saudáveis, talvez porque estejam sendo observados.
Portanto, antes de experimentar o novo spot da cidade, tenha em mente algumas dicas listadas pela Marie Claire americana com base na publicação do especialista.
SENTE-SE NA JANELA
Você não só ficará mais visível (e provavelmente mais consciente das suas escolhas), mas também “ver a luz do sol, as pessoas e as árvores do lado de fora pode deixá-la mais consciente sobre a maneira como você está se apresentando – e comendo”, conta Brian.
NÃO FIQUE MUITO CONFORTÁVEL
Pessoas que se sentam em mesas altas, ao invés das baixinhas com banco estofado, tendem a pedir comida saudável e a dispensar a sobremesa. Por quê? A maneira mais desleixada de se sentar gera preguiça.
PASSE LONGE DA TV
Se você está comendo em um bar que transmite jogos, sente-se longe da tela. Pessoas que se sentaram perto das TVs, durante o experimento, comiam mais alimentos fritos.
SENTE-SE LONGE DO BUFFET
Sentar longe do buffet ajuda não apenas a ficar distante das tentações provocadas pelas comidas mais calóricas, mas te faz comer 18% a menos por conta da necessidade de ter que se levantar para buscar mais comida. Isso vale para as alimentações feitas em casa também. Deixe as panelas no fogão e se sirva lá mesmo. Este hábito evita que você repita os alimentos, o que não acontece quando os pratos estão dispostos à mesa.
EVITE A TRAIÇOEIRA “MESA GORDA”
O pior lugar para se sentar em um restaurante, segundo Brian, é no canto distante da porta e perto do bar. Clientes sentados nesta posição pedem menos salada, mais sobremesa e muito mais bebida.
DICA EXTRA: DISPENSE OS TALHERES COMUNS NOS RESTAURANTES ORIENTAIS
Se o restaurante for chinês ou japonês, a dica é usar os pauzinhos no lugar do garfo e faca. A troca te fará comer lentamente e porções menores, ou seja, a saciedade chegará mais rápido.