Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Chega de bagunça! Veja seis dicas práticas para limpar o guarda-roupa e se livrar do acúmulo de peças inúteis

$
0
0
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE UMA PEÇA, DOE, RAPASSE OU VENDA ELA  (Foto: Thinkstock)

Fazer uma limpeza e organizar o guarda-roupa pode ser estressante. Você não quer mais algumas coisas, mas elas continuam lá porque você sempre tem um motivo para ficar com elas. O resultado? Suas roupas e acessórios todos apertados, dando aquela sensação de que você nunca tem o que usar porque mal consegue ver as peças.  A versão americana de Marie Claire listou seis passos para dar uma geral no armário.

1. VOCÊ GOSTA DE TUDO QUE TEM?
Se você não morre de amores por algumas peças que comprou por impulso ou ganhou, você não sentirá vontade de vesti-las. Então, livre-se delas. Acreditar que tais itens podem ser úteis algum dia só fará você ocupar mais espaço no guarda-roupa e contribuir com a ideia de que não tem o que vestir, tornando o ato de escolher um look um drama - e não algo prazeroso. A regra é simples: se não gosta, não deixe no seu armário. Você pode doar para alguém que precise, dar para uma amiga que queira ou até mesmo vendê-la, caso esteja em bom estado.

2. A ROUPA ESTÁ MANCHADA?
Caso tenha sujado aquela peça que tanto gosta e não conseguiu reparar o estrago, talvez seja melhor você tirá-la do seu guarda-roupa. Se está na dúvida, analise a situação: a mancha é discreta ou a peça está totalmente arruinada? São apenas aquelas manchas temporárias causadas pelo desodorante, por exemplo, ou ela é permanente? Você pode levar a peça à lavanderia e ver o que eles conseguem fazer, mas se não tiver conserto, diga adeus para ela. A verdade é que se você consegue vê-la, as outras pessoas também irão percebê-la.

3. A ROUPA ESTÁ VELHA?
É comum usar muito uma peça e ela começar a desbotar e desgastar. Algumas itens são eternos, mas outros, como camisetas e moletons, tendem a estragar. Mesmo que você queira mantê-los para usar em casa, você não precisa guardar todos. Não é necessário ter 20 t-shirts velhas para dormir, não é mesmo?

A PEÇA ESTÁ VELHA, MANCHADA OU RASGADA? LIVRE-SE DELA! (Foto: Thinkstock)

4. A ROUPA ESTÁ RASGADA, DESCOSTURADA OU ESGARÇADA?
Nesta situação, a regra é a mesma da roupa manchada. Leve a peça em uma costureira e veja se tem como arrumá-la. Se a resposta for negativa, livre-se dela porque você não precisa deixá-la ocupando um lugar precioso no guarda-roupa. Além disso, se o conserto for possível, procure fazê-lo rápido. Não adianta você ter uma peça por meses (ou até anos) sem uso no armário porque ainda não mandou arrumá-la.

5. A PEÇA SERVE EM VOCÊ?
Quem nunca comprou algo com um tamanho um pouco menor pensando em emagrecer para ficar perfeito no corpo? O erro é que às vezes você não perde aqueles quilinhos que pretendia e a roupa continua lá, sem servir direito em você. Ou acontece o contrário: você emagrece e a roupa se torna enorme para o seu corpo. Caso dê para ajustá-la, você pode fazer isso e ficar com ela. Mas se a peça é muito pequena - ou grande demais - não vale a pena. É bom você mandá-la para a costureira quando a alteração for simples. Não importa se foi uma fortuna, se está na moda, se é a roupa mais linda que você já viu. Se não serve em você, livre-se dela.

6. QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VESTIU AS PEÇAS?
Faz menos de um ano: Fique com ela! Se ainda está conservada e você usa com frequência, deve mantê-la no guarda-roupa. Depois de cumprir os passos acima, você irá até conseguir usar mais essa peça.

Faz mais de ano: caso você já tenha pensado em se livrar de algumas roupas por causa do item acima, você não precisa descartar as que não usa há mais de um ano - se elas estiverem em um bom estado. Você pode guardá-las em um plástico e colocá-las em outro lugar que não seja o armário, como uma caixa, uma gaveta ou até mesmo debaixo da cama. Ainda são boas peças, você apenas não está com vontade de usá-las agora e não faz sentido deixá-las ocupando espaço e impedindo que você veja outros itens. Coloque uma etiqueta com a data nos plásticos em que guardou as roupas e espere seis meses ou um ano para reavaliá-las. Ou você vai voltar a usá-las ou irá perceber que você realmente não quer mais elas.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965