Um chalé construído no topo de uma montanha nos Alpes Julianos, na fronteira entre a Itália e a Eslovênia, não cobra nenhuma diária de seus hóspedes para se hospedar em uma das vistas mais bonitas do mundo – desde que estejam dispostos a escalar os mais de 2,5 mil metros para chegar ao local.
Encomendado pela família do alpinista Luca Vuerich, que morreu em uma avalanche em 2010, esta cabana de madeira pré-fabricada criada pelo arquiteto Giovanni Pesamosca está localizada na trilha Ceria-Merlone e oferece um refúgio seguro para amantes da natureza desde que foi inaugurada, de acordo com informações da agência Grosby Group.
O design inteligente em estilo capela impede que a neve se acumule sobre o teto, e sua abertura virada para sul permite que o sol derreta toda o gelo que se acumula durante o inverno. Devido à altitude, todo o material para a construção foi levado ao local de helicóptero, em 18 viagens. Um time de 12 profissionais, trabalhadores de resgate voluntários e amigos de Luca montaram o imóvel de 16 metros quadrados em um único dia.
Para os menos aventureiros, há uma vasta rede de chalés semelhantes erguidos em pontos menos altos dos Alpes, mas estes com cobrança pela estadia. Alguns deles, contam com uma equipe de funcionários durante o verão para cozinhar e limpar os chalés para os alpinistas.